UNDIME-SP promoveu oficina sobre o novo PAR em Itu

par_itu1706_01A UNDIME-SP realizou no último dia 17 de junho mais uma oficina do novo PAR 2016/2019 (Plano de Ações Articuladas). O município de Itu recebeu a oficina que foi realizada no Centro de Formação do Professor.

O evento contou com a participação de quase cem pessoas, representando vinte e nove municípios: Alumínio, Aracariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cabreúva, Campinas, Capela do Alto, Cerquilho, Cordeirópolis, Franca, Indaiatuba, Iperó, Itu, Laranjal Paulista, Louveira, Pedreira, Piedade, Pilar do Sul, Piracicaba, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Santa Barbara do Oeste, São Lourenço da Serra, São Roque, Sarapuí, Serra Negra, Sorocaba, Tapiraí, Torre de Pedra e Várzea Paulista.

O encontro foi voltado principalmente para dirigentes municipais de Educação e técnicos das secretarias municipais de educação e teve como objetivo principal capacitar os municípios elaborar o PAR, transcrevendo as metas dos Planos Municipais de Educação no PAR/SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle). Além disso, a oficina abordou aspectos pontuais sobre o PAR, bem como seu diagnóstico.

Os representantes da UNDIME-SP, Polo de Sorocaba/Itapetininga, Marilda Cortijo e Vanilton Machado de Oliveira, marcaram presença na oficina e afirmaram que os participantes consideraram a capacitação muito relevante e importante a oportunidade de se reunirem para discussão sobre a elaboração do PAR 2016/2019.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Fotos: SME – Itu

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