UNDIME-SP promoveu oficina sobre o novo PAR 2016/2019 em Itapeva

paritapevaA UNDIME-SP promoveu mais uma oficina do novo PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019. A oficina foi ministrada no último dia 9 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores de Itapeva. O encontro foi voltado principalmente para os gestores municipais de Educação.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios da região de Itapeva sobre a elaboração do novo PAR.

Segundo a secretária municipal de Educação de Itapeva, este curso de capacitação foi direcionado aos gestores públicos, no intuito de se atualizarem sobre o sistema online disponibilizado pelo MEC para realização deste diagnóstico”, explica a secretária municipal de Educação de Itapeva.

Durante o evento, a coordenadora de políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação de Itapeva, Raquel dos Santos, fez uma explanação sobre o diagnóstico realizado pelo município.

Estiveram presentes a consultora de gestão educacional Fabiana Barbosa, a secretária executiva da UNDIME-SP, Ivelise Maria Salles e Flávia Bernache, diretora responsável da Diretrix Gestão Educacional.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Fonte/Foto: SME – Itapeva