UNDIME SÃO PAULO PARTICIPA DO LANÇAMENTO OFICIAL DO 6° CONGRESSO INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO DO NOROESTE PAULISTA, QUE ACONTECERÁ EM JULHO

Com o objetivo de lançar o Congresso Internacional da Educação do Noroeste Paulista (CIENP), que acontecerá de 17 e 19 de julho, em Votuporanga, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Noroeste Paulista (ADE) realizou hoje, 22 de março, também no município de Votuporanga, uma palestra seguida de almoço festivo com prefeitos, dirigentes municipais de educação (DMEs) e empresas parceiras da área educacional para celebrar o lançamento oficial do congresso que chega a sua 6° edição.

Com a participação do Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, a eventualidade contou com a participação do Prefeito de Votuporanga, João Dado, que foi acompanhado da Primeira Dama, Dona Mônica, do Coordenador Executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Noroeste Paulista e DME de Votuporanga, Ederson Marcelo Batista, da Prefeita de Riolândia, Fabiana Barcelos, que representou a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), além de dezenas de educadores de toda a região.

Em sua fala de boas-vindas, o Coordenador do ADE da Noroeste Paulista, Marcelo Batista, atual Secretário Executivo de Comunicação da Undime São Paulo, ressaltou a importância do regime de colaboração que, por meio da parceria entre os municípios do arranjo e de um diálogo mais aberto, possibilita novas conquistas, qualificação profissional, potencialidade e fortalecimento das redes, onde um auxilia o outro e todos ganham.

Posteriormente, Batista apresentou as novas identidades visuais da ADE e do Congresso Internacional da Educação do Noroeste Paulista, respectivamente. A primeira identidade retrata, graficamente, a colaboração entre as pessoas e os municípios. Já a logomarca do congresso revela o apoio e a harmonia que a Educação proporciona.

Na sequência, Luiz Miguel Garcia, agradeceu a presença dos DMEs e, sobremaneira, a participação dos prefeitos e prefeitas presentes e lembrou da importância de todos os municípios estarem alinhados e com o constante pensamento na qualidade educacional dos alunos das diversas redes.

Garcia destaca, ainda, os desafios de financiamento da educação e sobre a relevância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). “A Undime vai dialogar com os consórcios, arranjos e associações de prefeitos para reforçar a luta de defesa das garantias de financiamento da educação de todos os municípios paulistas”, finalizou o presidente da Undime-SP.

João Dado, prefeito anfitrião, evidenciou a importância da participação dos prefeitos e destacou que, em parceria com os municípios do Noroeste Paulista, está formulando um pleito coletivo para que todos sejam atendidos com mais agilidade pelo Ministério da Cidadania. “A região precisa de apoio do governo para, juntos, trabalharmos pela Educação.

Após as falas, Fernando Moraes, Subsecretário de Educação de Guarulhos, palestrou aos presentes e apresentou um panorama da educação brasileira e sobre projetos e programas de desenvolvimento comunitário. Na sequência, todos participaram de um almoço.

O evento contou ainda com representações do Centro Universitário de Votuporanga, Instituto Federal de São Paulo, SENAC, entre outros.

SOBRE O 6° CIENP

Segundo os organizadores, o objetivo do Congresso é oportunizar formação continuada sobre competências socioemocionais e práticas educacionais de excelência aos profissionais do magistério com foco na superação dos desafios interpostos pela ação de Educar no século XXI, oferecendo aos profissionais do magistério, que fazem parte do quadro dos municípios que integram o ADE do Noroeste Paulista, oportunidades de formação e atualização capazes de elevar a qualidade da Educação no Noroeste do Estado de São Paulo.