UNDIME SÃO PAULO ESTÁ PARTICIPANDO DO 1° ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

O Ministério da Educação, em parceria com a Undime e Consed, e com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), realizará de 26 (hoje) a 28 de março, quarta-feira, em Brasília-DF, o 1° Encontro de Formação do Programa de apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar as equipes técnicas e de gestão das unidades federativas, na elaboração e revisão da proposta curricular alinhada à BNCC, a eventualidade contará com a participação de Técnicos Educacionais do estado de São Paulo e de outras unidades federativas do país.

Hoje, 26, na mesa de abertura, a Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, falará sobre o contexto da BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O Secretário de Educação Básica, Rossieli Soares, tratará da Proposta Formativa e Plataforma para o Programa de Apoio à Implementação da BNCC. Por último, a Coordenadora da BNCC, Ghisleine Trigo Silveira, explanará sobre BNCC e Currículo.

Amanhã e quarta, os técnicos da Undime São Paulo participarão de grupos de trabalho para a apresentação e estrutura da BNCC para posterior sistematização das discussões.

SOBRE A BASE

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).