UNDIME SÃO PAULO E SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIALOGAM SOBRE CONVÊNIO DE TRANSPORTE A PARTIR DO NOVO CALENDÁRIO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL

A Undime São Paulo, por meio da Comissão de Transporte Escolar, participou na última sexta-feira, 11, na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em São Paulo, de uma reunião de trabalho que pautou as adaptações necessárias das políticas de transporte escolar e respectivos convênios no ano de 2020.

A Vice-presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, apresentou as demandas em relação ao Transporte Escolar dos municípios paulistas que compartilham à frota entre os estudantes das redes municipais e Estado e as dificuldades em relação ao novo Calendário Escolar onde, a partir de 2020, a rede estadual terá matriz curricular inédita e uma aula a mais no dia, bem como férias docentes e recesso escolar em novos períodos durante o ano.

Na oportunidade, ficou acordado, na reunião, que a SEE fará o levantamento dos municípios que têm rotas compartilhadas, já que os alunos da rede estadual terão novo horário de saída a partir de do ano que vem devido a complementação da grade com as disciplinas nas áreas das novas tecnologias, projeto de vida e eletivas.

No encontro ficou deliberado que diversas reuniões serão organizadas, por macrorregiões, com a participação dos municípios, onde o agendamento das mesmas obedecerá ao critério das regiões que forem mais afetadas, considerando as rotas compartilhadas e rotas a longa distância.

Segundo Bernardes, as futuras reuniões de trabalho, que acontecerão antes do término do ano letivo de 2019, servirão para que os gestores possam dialogar sobre os diversos casos e demandas apresentadas pelos próprios municípios. “A ideia é chegarmos em resultados positivos e benéficos para todos”, destacou a gestora educacional de Atibaia.

A reunião, que teve a participação de gestores e assessores técnicos da Secretaria de Estado da Educação, contou com a presença de Sonia Maria Pelegrini, Dirigente Municipal de Educação de Presidente Prudente, Eliane Coelho Teodoro Aires, Dirigente Municipal de Educação de Cesário Lange, Rubens Antônio Mandetta de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Bertioga, Maria Cláudia Brondani Rabelo, Dirigente Municipal de Educação de Cajati e Concheta Célia Conte, Dirigente Municipal de Educação de Joanópolis.