UNDIME SÃO PAULO E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS LANÇAM MATERIAL DE APOIO AOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adesão gratuita deve ser feita, futuramente, pelos gestores no portal do SP Sem Papel

A partir da próxima sexta-feira, 04, municípios paulistas poderão aderir, gratuitamente, ao material pedagógico de apoio aos educadores que atuam na Educação Infantil. O anúncio foi feito ontem, 1° de dezembro, por representantes da Undime São Paulo, Secretaria de Estado da Educação e Associação Nova Escola.

Elaborado por professores de educação básica de escolas públicas e alinhado ao Currículo Paulista, o caderno pedagógico conta com 400 atividades com linguagem simples e planejamento detalhado. Segundo o subsecretário de articulação regional, Henrique Pimentel, todos os municípios que aderiram ao Currículo Paulista poderão manifestar interesse pelo projeto.

Para Márcia Bernardes, presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP, o momento é histórico e o guia de planejamento é um presente para os municípios paulistas. “O material está lindo, com a cara da Educação Infantil. Queremos levar a educação de qualidade para todos os lugares e começaremos pela educação infantil que é a base de tudo. Temos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Paulista, e o caderno para os professores da Educação Infantil. Com isso, nossos educadores terão um norte para a realização do trabalho”, comentou a presidente.

De acordo com a gestora pedagógica da Associação Nova Escola, Ana Ligia Scachetti, o material nada mais é que um caderno com indicadores fundamentais que auxiliarão às redes públicas municipais na programação das atividades da etapa da Educação Infantil.

O caderno será dividido em 6 volumes específicos para educadores que atuam com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Além disso, possuirá atividades detalhadas e voltadas para a prática, e seu contexto será inteiramente voltado no foco no desenvolvimento e na experiência das crianças.

Temos um material inovador. Construído por professores de escolas de Educação Infantil, por educadores que estão no dia a dia da escola”, disse o gestor da Coordenadoria Pedagógica da SEDUC-SP, Caetano Siqueira, que destacou que o material em questão será financiado pela Secretaria de Educação do Estado. “Além do financiamento do material impresso pela SEDUC, investiremos na formação de professores de creches e pré-escolas, além da fomentação da literatura infantil e outras contribuições do Governo”, finalizou.

A gestora da Nova Escola, Ana Ligia Scachetti, lembrou que o trabalho levou 1 ano e envolveu muitas mãos. “Tudo foi pensado de acordo com a realidade dos municípios de São Paulo. A ideia nasceu dos planos de atividades publicados pela Nova Escola e agora será consolidada pelos professores e alunos”, lembrou.

Posteriormente, municípios interessados poderão manifestar interesse e adquirir o material impresso por meio de convênio com a Secretaria de Estado, no portal do SP Sem Papel. A previsão de entrega está datada para o início do ano letivo de 2021.