UNDIME PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE EDUCAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA, 10, EM BRASÍLIA-DF

O Auditório Nereu Ramos, do Congresso Nacional, em Brasília-DF, foi palco no início da tarde desta quarta-feira, 10, do lançamento da Frente Parlamentar Mista de Educação. A frente marca, agora, o início de uma nova etapa no desenvolvimento de políticas públicas para a educação brasileira em colaboração entre o Parlamento e a sociedade civil.

O evento contou com a presença do Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, que representou o Presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima.

Com a missão de avançar na aprovação de temas como o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Novo Fundeb, Sistema Nacional de Educação, Primeira Infância, entre outros, a frente abrange 10 comissões que discutirão temas centrais para a Educação Básica, sendo: Arranjos Federativos da Educação; Sistema Nacional de Educação, Financiamento da Educação; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Primeira Infância e Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Técnico e Profissional; Educação Especial, Indígena e de Comunidades Tradicionais e Desportos.

​A mesa, presidida pela Presidente da Frente e Deputada, Professora Dorinha, teve a participação do Presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia, do Presidente da Comissão da Educação, Pedro Cunha Lima, do Senador Alexandro Vieira, do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, da Presidente do Conselho Nacional de secretários de Educação (CONSED), Cecilia Motta, da Presidente Executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, e do Coordenador Geral de Educação, do Ministério da Educação, Leonardo Pedreira.

​Em sua fala, o presidente da Undime São Paulo agradeceu os esforços da Deputada Professora Dorinha, que defende e luta pelo fundeb permanente, e tantos outros políticos que militam para uma Educação Pública Brasileira com qualidade e equidade. Garcia agradece, também, o convite à Undime para fazer parte do Conselho Executivo. “A expectativa e a esperança que o país coloca no parlamento, e essa frente representa essa expectativa, é muito grande. Nos municípios brasileiros há dirigentes municipais de educação que estão desenvolvendo e fazendo com que as políticas públicas, aqui discutidas e trabalhadas, sejam implementadas.

No discurso, o presidente da seccional paulista da Undime ressaltou sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE), considerando-a como a linha mestra da essência da Educação do país. “O PNE representa um grande planejamento estratégico daquilo que temos de desafio e daquilo que temos pela frente. Quando falamos do Plano, que é de toda a sociedade, falamos também da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Construímos no ano passado, em regime de colaboração entre federação, estados e municípios, currículos que representam o desejo da Educação Brasileira”, disse.

Luiz Miguel finalizou sua fala pontuando o compromisso da Undime na defesa do Financiamento da Educação; da incorporação definitiva do Fundeb; do compromisso na defesa dos 25% de vinculação no uso de recursos com a Educação Brasileira, além da regulamentação e implementação imediata do Custo Aluno Qualidade-Inicial (CAQi).

Fotos: Undime