“SONHAR E PLANEJAR UM LEGADO” FOI TEMA DA PALESTRA DE ENCERRAMENTO MINISTRADA POR CLÁUDIA COSTIN

O 29° Fórum Estadual da Undime São Paulo foi encerrado ontem, 13, com a palestra “Sonhar e planejar nosso legado, ministrada por Cláudia Costin, Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (CEIPE-FVG) e ex-dirigente municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro.

Mediada por Cristiana Berthoud, Coordenadora Geral do evento e Secretária de Articulação da Undime-SP, Costin destacou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-4), para a educação, que visam assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A diretora do CEIPE falou, ainda, sobre o retrato do Brasil frente outros países. Segundo apresentado, no país, a carreira de professor é pouco atrativa e que a formação de professores no Ensino Superior é muito teórica, centrada nos pilares da Educação e não na preparação para uma profissão.

Para Costin, os gestores devem estar atentos às tendências em educação globais. “Num mundo de transformação, o secretário deve ter foco em resolução colaborativa de problemas e em criatividade, ensinar a pensar e proporcionar aprendizado profundo, possibilitar o protagonismo do aluno (formar para a autonomia e para a cidadania global), além de desenvolver competências cognitivas associadas a competências socioemocionais, ressaltou.

Segundo a pesquisadora, as redes educacionais precisam construir escolas em que tanto alunos como professores trabalhem colaborativamente, que trabalhe valores e atitudes, que os saberes não estejam fragmentados e que reserve tempo e espaço para formar para a autonomia.