São José dos Campos recebeu a oficina sobre o novo PAR 2016/2019

parsjc2106

A UNDIME-SP promoveu mais uma oficina do novo PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019. A oficina foi ministrada nesta terça-feira (21) no Centro de Formação do Educador “Prof.ª Leny Bevilacqua” no município de São José dos Campos. O encontro foi voltado principalmente para os gestores municipais de Educação.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios das regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira sobre a utilização da ferramenta para elaboração do novo PAR.

Na ocasião, a UNDIME-SP foi representada pela secretária-adjunta de Educação de São José dos Campos, Márcia Vanzella.

Ao todo, o evento contou com representantes de vinte e cinco municípios paulistas: Arapeí, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guararema, Jacareí, Lagoinha, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Nazaré Paulista, Pindamonhangaba, Piquete, Ribeirão Pires, Santa Branca, Santo André, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Valinhos.

A palestrante Fabiana Paula de Souza abordou os seguintes temas como o Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação”, Diretriz XXVIII, PAR 2011/2014, o SIMEC, o PAR 2016/2019, bem como sua proposta, importância, inovações, diagnóstico e a elaboração do Plano de Ações Articuladas Municipal.

Dirigentes municipais de educação presentes a oficina, elogiaram a abordagem e a capacitação oferecidas no evento: “é enriquecedor para a Educação, em geral, poder discutir as ações e situações do ensino com todos os municípios presentes. Podemos analisar e discutir as metas e planos” destacou a Diretora do Departamento Municipal de Educação de Valinhos, Ednalva Batista Vila Nova.

A secretária-adjunta de Educação de São José dos Campos, Márcia Vanzella, salientou: “o encontro teve o objetivo de capacitar as secretarias municipais para o uso desta ferramenta de planejamento e gestão e principalmente incentivar o cumprimento de metas dos planos municipais de educação”, disse.

“Essa troca de informações que estamos podendo ter aqui, é muito importante para podermos avaliar o que está dentro do município e o que conseguimos atingir dentro da meta nacional. Esse evento serve para sairmos do municipal e conseguir analisar o quanto estamos inclusos dentro do nível nacional” salientou a Secretária Municipal de Educação de Monteiro Lobato, Ellen Denise Dias da Silva.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Fotos: Cristiane Gomes/CEFE/PMSJC

parsjc106_1