REUNIÃO ORDINÁRIA DA UNDIME SÃO PAULO TRAZ O PROGRAMA APRENDER JUNTOS E CONAE 2022 COMO PAUTA

Na manhã desta terça-feira, 15, a Undime São Paulo realizou, de forma remota, a primeira reunião ordinária do ano com os Dirigentes Municipais de Educação que fazem parte do Conselho de Representantes (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes e Representantes de Polo), e demais gestores e técnicos.

Com a mediação da presidente da seccional paulista da UNDIME e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Márcia Bernardes, o encontro teve a finalidade de trazer informações gerais sobre as ações da instituição, como a campanha de associação; ciclo de formações e planejamento 2022; parcerias em regime de colaboração; Fórum Estadual; apresentação do Programa de Recomposição de Aprendizagem “Aprender Juntos”, e sobre o Processo de organização das etapas Municipais e, ou, Intermunicipais, Regionais e Estadual da IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2022, entre outros assuntos.

Na abertura, a presidente Márcia destacou a importância da união das redes, mesmo que de forma virtual. “Em 2022, a seccional paulista da UNDIME completa 35 anos. São mais de 3 décadas construindo pontes para uma educação que, de fato, transforme a vida de toda a comunidade escolar e a realidade educacional dos municípios. Juntos, em regime de cooperação, venceremos os desafios e construiremos um legado essencial”.

Na sequência, o Líder do projeto prioritário Gestão da Aprendizagem, Vinícius Bueno, apresentou o programa Aprender juntos, que visa a recuperação, reforço e aprofundamento diferenciados por níveis de aprendizagem do 3º ao 6º anos do ensino fundamental. Segundo Bueno, o projeto, que surgiu devido a defasagem ocasionada pela pandemia de Covid-19, também tem a finalidade de assegurar aos estudantes oportunidades para que avancem em sua trajetória escolar com sucesso e tenham oportunidades ao longo de suas vidas.

Posteriormente, o Coordenador Estadual da UNCME/SP, Milton Herrera, trouxe referências necessárias sobre a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022, no âmbito do Estado de São Paulo. Neste ano, o foco das Conferências serão as discussões pautadas nos eixos e subeixos que fazem parte dos temas propostos pela IV CONAE-2022, sendo o tema central: “Novo PNE 2024-2034, Sistema Nacional de Educação, Educação Nacional e Equidade e Qualidade na Educação”.

A reunião teve a presença do presidente da Undime e DME de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia, do Secretário de Gabinete da SEDUC-SP, Henrique Pimentel, da assessora da SEDUC, Stephanie Oliveira, do membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), Eduardo Silva, da Diretora de Acompanhamento de Polos da UNCME/SP, Ana Lúcia Porfírio, entre outros convidados.

Os materiais utilizados na reunião estão disponíveis em: https://www.undime-sp.org.br/material-das-palestras/