RECOMEÇAR COM ESPERANÇA – CARTA DE ASSOCIAÇÃO 2022

Prezadas e prezados Dirigentes Municipais de Educação paulistas,

Para um país com mais justiça social, democracia, equidade, cidadania e oportunidades é necessária uma Educação Pública de e com qualidade. É por isso que a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) existe. E por aqui, na seccional de São Paulo, não é diferente. Desde 1987, diariamente, construímos alicerces para uma educação integradora, que acolha, que traga esperança e que solidifique em todas as redes. Assim, ganhamos forças para superara as desigualdades que tanto maltratam a nossa sociedade.

A Undime São Paulo, a maior congregação de gestores públicos educacionais do país, que atua há 35 anos em defesa da Educação Pública com equidade-qualidade para todas as crianças/adolescentes e profissionais da área, se fortalece com cada um que também tem o propósito de atuar para a ampliação da aprendizagem e para a ampliação da escola municipal brasileira. Nosso propósito é dar voz e vez para a rede pública, gratuita e de qualidade.

Juntos, em regime de colaboração e cooperação, podemos sempre lutar, propor e reivindicar as melhores condições para a implementação de políticas públicas educacionais que vão ao encontro de possibilidades e conquistas. “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando […]”, diz o segundo artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB. É por isso que acreditamos em uma comunidade educacional corresponsável e cidadã, sempre visando a formação humana e o cuidado, ou seja, o educar para o essencial e sensível.

Sempre parafraseio o provérbio africano que diz que “é preciso uma aldeia inteira para cuidar/educar uma criança”. É por essa ideia que nos encorajamos a, sempre unidos, “arregaçar as mangas” e ir à luta, pois os desafios são constantes e necessários.

Em tempos de pandemia de COVID-19, a seccional paulista da UNDIME atuou em defesa da garantia da segurança e qualidade de vida, da aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos, e no bem-estar social da rede paulista. Para nós, Educação e Saúde caminham juntas. Sem saúde, não conseguimos educar. Sem educação, não temos saúde.

Foi por isso que, desde o início da pandemia, defendemos a vacina como uma aliada essencial para o retorno às aulas presenciais nas diversas redes municipais e estadual. Aliada aos protocolos e medidas sanitárias, a imunização pela vacina trouxe, e ainda traz, maior índice de segurança e qualidade à comunidade escolar.

Em 2022, ano em que celebramos 35 anos de existência e, ainda, ano da Conferência Nacional de Educação e do bicentenário da Independência do Brasil, pautaremos nossas ações em políticas públicas de formação para gestores e educadores, apoio na construção e implantação de materiais pedagógicos focados na melhoria da aprendizagem, continuidade na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista, financiamento e recursos, valorização dos profissionais da educação básica e da Lei do Piso Nacional; avaliação da aprendizagem e da educação, cumprimento dos Planos Nacional e Municipais de Educação, da vacinação das nossas crianças, entre tantos outros. Os desafios nos esperam, mas a nossa luta diária vale a pena!

E para continuarmos na construção de um legado primordial, contamos, mais uma vez, com a renovação das anuidades dos municípios paulistas. Antecipadamente, destacamos a importância de os municípios realizarem o pagamento do boleto o quanto antes, garantindo à associação e a oportunidade de dialogar com inúmeros outros gestores e de #SerUndime! Os boletos vencem no dia 24 de fevereiro de 2022.

Caso não tenha recebido o boleto de associação, solicite pelo e-mail: undimesp@undime-sp.org.br

Faça a atualização cadastral do seu município acessando: https://forms.gle/4sKDcPiBMfbxzHXd8.

Márcia Bernardes
Presidente da Undime São Paulo
Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP