PONTAPÉ INICIAL DO GIRO SÃO PAULO, EM AGUDOS

A Undime São Paulo realizou ontem, 08 de fevereiro, no Seminário de Santo Antônio, em Agudos-SP, a primeira reunião de uma série de encontros denominado Giro São Paulo. Com o tema “Fortalecendo a Gestão Educacional Municipal”, a seccional paulista da Undime percorrerá todo o estado de São Paulo levando informações referentes à educação em suas 13 macrorregiões.

Em Agudos, participaram na tarde de ontem os Dirigentes Municipais, técnicos e assessores educacionais dos polos regionais de Bauru, Jaú e Lins, que formam a macrorregião 8, da Undime São Paulo.

O prefeito Altair Francisco Lima, bem como o Dirigente de Educação anfitrião, Rafael Lima, e Coordenador da macro em questão, receberam o Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, a Prefeita de Reginópolis, Sra. Carola, a representante do polo regional de Jaú e Dirigente de Boraceia, Andréa Herreira, a representante do polo regional de Lins e Dirigente de Promissão, Daniela Franca Augustinho, a professora Maria Regina Passos, do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista, entre outros convidados.

Em sua fala, Luiz Miguel explanou sobre as ações com parceiros e programas em Regime de Colaboração com os Governos Federal e Estadual e sobre a elaboração do Plano de Trabalho 2019: levantamento de necessidades e construção de metas e projetos de ação. “A Undime atua intensamente na garantia da educação pública de e com qualidade social”, disse o professor.

Representantes das empresas Pearson Educação e Somos Educação, parceiras da Undime São Paulo, marcaram presença e destacaram as ações junto à Undime.

Falou da agenda de trabalho e do calendário de eventos programados para os próximos dias, sobre formação de professores e os desafios para 2019 no âmbito nacional e estadual, como o fortalecimento da Política Nacional de Formação de Professores (Parfor), consolidação do Processo de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecimento da creche na educação infantil, como primeira etapa da educação básica; regulamentação e implementação imediata do Custo Aluno Qualidade-Inicial (CAQi); Financiamento da Educação – FUNDEB; Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); IDEB e novas políticas educacionais, entre outras temáticas.

Na sequência, a mobilizadora Maria Regina Passos, do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista e Coordenadora de Redação do Currículo da Educação Infantil, explanou sobre a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP). Por fim, a rede municipal de Agudos realizou sorteio de cestas de brindes com produtos fabricados na cidade.