[PESQUISA] “LEI LUCAS – FORMAÇÃO BÁSICA EM PRIMEIROS SOCORROS AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”

Com o objetivo de identificar a realidade quanto a execução da Lei Lucas (13.722/18), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, nos municípios paulistas, e contribuirmos no aprimoramento de sua execução no sentido de somar esforços, a Undime São Paulo realiza a pesquisa “Lei Lucas – formação básica em primeiros socorros aos profissionais da educação”.

A lei em questão, de autoria de Pollyana Gama e Ricardo Izar, foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018, e obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Assim, as instituições de ensino, por meio de seus sistemas, devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Tal obrigação se estende também aos estabelecimentos de recreação infantil.

No entanto, conforme noticiado no último domingo, 03 de julho, no programa televisivo Fantástico – O Show da Vida, da Rede Globo, quanto ao óbito de uma criança em decorrência de engasgo com um pedaço de maçã, o contexto traz à tona o quanto essa formação não é realidade para muitos profissionais.

O questionário de pesquisa é rápido e o respondente levará poucos minutos para preenchê-lo. Questionário de pesquisa disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccBzfeb-MGBiVFh_ArKZcZYbfjggYhQfW2RqeXeIZjpm6tnA/viewform?usp=sf_link

Questionário disponível até o dia 13 de julho, quarta-feira.