PESQUISA DA UNDIME SÃO PAULO MOSTRA QUE 96% DAS REDES PAULISTAS JÁ VOLTARAM COM AS AULAS TOTALMENTE PRESENCIAIS

Uma pesquisa realizada pela Undime São Paulo, nos últimos dias, revelou que 96% das redes municipais de ensino paulistas já retornaram com as aulas totalmente presenciais, neste início de ano letivo.

Do número total de respondentes, apenas 4% das cidades ainda não estão com as aulas presenciais ou não retornaram com as atividades educacionais. Questionados, 38% das redes que não voltaram responderam que o retorno integralmente presencial está em processo de discussão e análise por órgãos competentes, como conselhos e outros setores; 31% por outros motivos; 23% disseram que as aulas voltarão apenas com toda população com, ao menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 8% dos municípios responderam que se sentem inseguros por conta da rápida disseminação da nova variante do coronavírus.

Todavia, 100% das redes que, até este momento, não retornaram, expressaram que as aulas no ambiente escolar voltam no próximo mês, março. 95% dos participantes também responderam que as aulas presenciais são obrigatórias, contra 5% que não colocaram esse retorno de forma obrigatória aos alunos.

Para a presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Márcia Bernardes, as aulas são fundamentais para a recomposição da aprendizagem. “No início das aulas presenciais, as redes devem pensar, de forma sensível e afetiva, em açōes para recompor a aprendizagem dos alunos. Não dá para recuperar o que não foi ensinado. Agora, é necessário recompor os conteúdos, no tempo dos estudantes, para cessar a defasagem”.

A Undime São Paulo reforça a necessidade dos alunos na escola, e da vacinação dos mesmos. “A imunização massiva das nossas crianças é fundamental para um retorno às aulas presenciais com mais segurança, saúde e qualidade de vida”, diz Bernardes.