MINICURSOS TRATAM DOS ASPECTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO DOCENTE

O ciclo de minicursos da Cátedra de Educação Básica da USP terá mais duas atividades na próxima semana. Gratuitos e abertos a todos os interessados, os minicursos são voltados a professores, estudantes de licenciatura e pesquisadores.

No dia 31 de agosto, às 19h, membros da Cátedra e do IEA-USP vão abordar o tema das licenciaturas interdisciplinares como uma nova possibilidade na formação docente. Segundo a coordenadora da equipe, Bernardete Gatti, a formação de professores para atuar nos níveis básicos da escolarização já caminha na direção de composições interdisciplinares. O debate pretende analisar algumas propostas possíveis e seus fundamentos.

Na mesma semana, no dia 2 de setembro, às 19h, Nina Ranieri e Mozart Neves Ramos abordarão o Sistema Nacional de Educação na legislação brasileira, bem como o que prevê a Constituição em relação à educação. Os sistemas de ensino do país, questões federativas e projetos de lei em tramitação também serão assuntos debatidos.

Nina é professora da Faculdade de Direito da USP e integrante do Conselho Consultivo da Cátedra. Mozart já foi Secretário de Educação do Estado de Pernambuco e hoje é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Polo Ribeirão Preto do IEA.

Para ler sobre os palestrantes e conhecer as ementas completas, acesse catedraeducacaousp.org/minicursos2021

Assista aos minicursos em youtube.com/catedradeeducacaobasica ou pesquise “Cátedra USP” no YouTube para acessar o canal.