MINICURSOS DA CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA USP TRATAM DA FORMAÇÃO GERAL NO SÉCULO 21 E DA REALIZAÇÃO DE TAREFAS NA ESCOLA

As mudanças e incertezas do século 21 trazem desafios e impactos para o trabalho humano, mas, ao mesmo tempo, propiciam novos recursos para a educação. Um minicurso da Cátedra de Educação Básica tratará das mudanças econômicas, sociais e ambientais esperadas para as próximas décadas e seus reflexos na concepção e organização das diferentes etapas da educação.

Professores deste encontro, Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra, e Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico, também vão abordar propostas de formação geral universitária adequadas às novas demandas de profissionalização e as maneiras de orientar jovens a conhecerem e avaliarem perspectivas profissionais presentes e futuras.

Na mesma semana, o professor e psicólogo Lino de Macedo falará sobre a importância da realização de tarefas e compreensão de conceitos no processo de escolarização. Pensando como professor, mas não se esquecendo do ponto de vista da criança, Lino espera debater com o público processos chamados de interiorização e de exteriorização, além da postura de “tomar consciência”.

Para assistir, basta acessar o canal da Cátedra no YouTube: https://www.youtube.com/c/catedradeeducacaobasica

Mais informações sobre o conteúdo dos minicursos, bibliografia recomendada e orientações sobre certificação estão em https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021