MÁRCIA BERNARDES COMPLETA 1 ANO COMO PRESIDENTE DA UNDIME SÃO PAULO. GESTORA FALA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DO REGIME DE COLABORAÇÃO

“A Undime, que atua há quase 35 anos, estará lado a lado com você que, assim como eu, é entusiasta da educação pública com qualidade e equidade”, ressalta Márcia Bernardes.

Quando assumi a presidência da Undime São Paulo, há 1 ano, sabia que teria pela frente um caminho cheio de desafios para a construção, a defesa e a garantia da qualidade da educação pública dos municípios paulistas, que é a nossa bandeira e o nosso compromisso enquanto Undime.

Todavia, também sabia que os desafios seriam superados com a união de todos os dirigentes municipais, em regime de colaboração com os entes federados. Essa ‘união’, que é a nossa identidade, a nossa marca, foi e sempre será essencial para o aprimoramento das políticas públicas em prol dos estudantes e de toda a rede educacional.

Em 2013, quando assumi a pasta da Educação, em Atibaia-SP, me apeguei à Undime, pois sabia que a instituição seria fundamental para agregar valor sobre o meu conhecimento acerca da gestão pública. E foi, foi elementar e continua sendo, pois foi por meio da Undime que também cresci profissionalmente como gestora e educadora.

No início deste ano, nós, enquanto Undime São Paulo, pautamos questões importantes que foram e ainda são discutidas, como o financiamento da educação (FUNDEB), formação de gestores, professores e demais profissionais, avaliação e desenvolvimento da Educação Básica, entre tantas outras. Porém, não esperávamos por uma pandemia sem precedentes que fez as escolas fecharem os portões e que pedia por distanciamento social e isolamento.

A pandemia só não contava com a nossa força que, desde março, é consequência dos esforços e ideias de cada um de nós. Mesmo com as salas de aula vazias, a Educação não parou um minuto e continuou pulsando nos lares de cada família e, enquanto presidente da seccional, tenho orgulho em dizer que auxiliamos em muitas decisões,
promovemos ações de apoio e valorização, incentivamos reflexões e estruturamos informações confiável, longes das fake news.

Mesmo com tantos desafios, é hora de continuarmos o dever de casa, ou melhor, o nosso dever de gestão: pensar nas melhores oportunidades que podemos oferecer às crianças e jovens. E pensar em educação é isso, é pensar nos sonhos que cada ser humano carrega dentro de si. Podemos permanecer fazendo por eles.

Nesses 365 dias como representante dos gestores educacionais paulistas aprendi muito. A instituição, que é formada por todos que acreditam na transformação pela educação, me mostrou a grandiosidade da partilha e das trocas de experiências. A educação só ganha com o conhecimento que cada um tem para dividir.

Para os próximos dias, precisamos de muita energia e sabedoria, pois nossas redes dependem da nossa eficiência. E para essa eficiência, a Undime, que atua há quase 35 anos, estará lado a lado com você que, assim como eu, é entusiasta da educação pública com qualidade e equidade.

Somos uma união. Somos a Undime São Paulo!
Obrigada a todos que estão comigo e com a Undime São Paulo
Márcia Bernardes
Presidente

Fotos tiradas em: 16 de dezembro de 2019, na sede da Undime São Paulo, em São Paulo.