INSTITUTO INTERNACIONAL DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL (IIPE) OFERTA CURSO DE FORMAÇÃO VIRTUAL

O Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE), com sede na França e Escritório na Argentina, ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) apresentou, em reunião realizada na sede da Undime, em Brasília, a sua linha de ação que contempla: formação, cooperação técnica, pesquisa e difusão. Essas ações visam ao cumprimento dos objetivos da Agenda Educação 2030, com o propósito de assegurar a educação inclusiva e equitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem o longo da vida para todas as pessoas (ODS 4).

Nesta oferta, os três Programas de Formação Virtual (políticas digitais em educação, políticas de avaliação em educação e políticas docentes) serão oferecidos em Língua Portuguesa, e com conteúdo adaptado às necessidades dos dirigentes e técnicos das redes de ensino do Brasil. Cada curso de formação virtual tem duração total de 20 semanas, totalizando uma carga horária de 380h, com início em 17 de julho e final em dezembro de 2019. O investimento de cada formação é no valor total de US$ 1.300,00 (dólares).

Os programas de formação estão destinados principalmente a funcionários públicos que ocupam cargos em órgãos do governo nas áreas de pesquisa, planejamento, estatística, administração, recursos humanos, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional docente. É possível acessar as informações completas sobre cada um ao clicar nos links abaixo:

o Programa Virtual de Formação em Políticas Digitais em Educação(encurtador.com.br/bksL3)

– Objetivos de aprendizagem: Formar em processos de formulação, implementação e avaliação de políticas digitais viáveis para a educação, com foco no potencial das TIC para garantir uma educação inclusiva e equitativa.

– Público: Destinado a funcionários que trabalham no planejamento e gestão de políticas, programas e projetos digitais e/ou de integração de tecnologias da informação e comunicação na educação.

o Programa Virtual de Formação em Políticas de Avaliação em Educação(encurtador.com.br/gkoX3)

– Objetivos de aprendizagem: Formar em processos de formulação e implementação de avaliações de planos, projetos e políticas educacionais a partir de uma perspectiva integral, com foco nas principais potencialidades e limitações de diferentes tipos de avaliação e na relação entre a avaliação e a tomada de decisões.

– Público: Destinado a funcionários que trabalham no planejamento e gestão de políticas, programas e projetos de avaliação educacional.

o Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes(encurtador.com.br/psyK5)

– Objetivos de aprendizagem: Formar em processos de formulação, implementação e avaliação de políticas docentes em educação.

– Público: Destinado a funcionários que trabalham no planejamento e gestão de políticas, programas e projetos de docência na educação.

Considerando o nível de excelência dos cursos ofertados por esta instituição no campo do planejamento e gestão educacional, solicitamos que socializem as informações destes cursos virtuais com todos os DME do seu estado que tenham interesse e condições de qualificar seus quadros técnicos. Caso seja confirmado o interesse das secretarias municipais de educação inscrever técnicos e dirigentes a inscrição pode ser feita diretamente pela internet, acessando os links indicados em cada curso de formação.

Atenciosamente,

Alessio Costa Lima
DME de Alto Santo/ CE
Presidente da Undime