FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA 2019 FOI TEMA DO III SEMINÁRIO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO REALIZADO ONTEM, 19, PELA UNDIME-SP

A Undime São Paulo e o Conviva Educação realizaram ontem, 19, em São Paulo, a 3° edição do Seminário de Planejamento e Gestão Educacional. Trazendo o tema “O Financiamento da Educação e os Desafios para 2019”, a eventualidade foi realizada no Anfiteatro do Campos do Memorial, na UniNOVE, e teve a presença de aproximadamente 500 educadores, de 200 municípios do estado.

O evento, que foi gratuito e voltado para dirigentes, técnicos e assessores educacionais das secretarias de educação, contou com a participação do Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, do Secretário de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP), Rossieli Soares da Silva, do Presidente da Undime Nacional e DME de Alto Santo-CE, Aléssio Costa, do Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leandro Damy, e do Secretário Executivo da SEE, Haroldo Corrêa Rocha.

Na mesa de abertura, o Presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Garcia, enalteceu a importância estratégica do evento, com ênfase para o regime de colaboração dos municípios com outras esferas do governo. Falou da relevância do gestor educacional para a rede e de como seu trabalho reflete nas ações e práticas dos municípios.

Destacou o foco de todo o trabalho desenvolvido e o legado que cada um deixará, a aprendizagem das crianças. Falou sobre o Conviva Educação, sistema de gestão gratuito voltado aos dirigentes e às equipes técnicas das secretarias; e lembrou das inúmeras pautas e ações para a construção do currículo paulista, entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE) no ano passado.

Rossieli Soares, Secretário de Estado da Educação também destacou a necessidade da valorização do regime de colaboração, onde salientou que o Estado não existe na cabeça das pessoas, que o aprendizado acontece a nível local e exige ação conjunta. “Todas as boas construções de políticas para a Educação no país ocorreram com consulta, participação e contribuições das Undimes”, destacou Rossieli.

Na ocasião, o Secretário anunciou a construção de 1200 creches no estado de São Paulo a partir deste ano, que terão projeto padrão e aceitarão plantas com características das necessidades locais, além do anúncio de formações para os professores da rede municipal pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores.

Aléssio destacou a importância das diversas ações entre os entes federados e o regime de colaboração entre municípios-estado-federação e fez um panorama dos planos de carreiras e dos gastos e resultados com os orçamentos existentes. Se o governo federal prega “menos Brasília e mais Brasil”, o que se espera na prática é uma distribuição melhor dos recursos, a descentralização para os Estados e Municípios.

O Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Leandro Damy, salientou que desde a sua passagem por Brasília, no FNDE, sempre considerou as parcerias as parcerias com as Undimes essenciais e destacou que vem seguindo orientação do governo estadual para o desafio da modernização e da intensificação das parcerias.

            Haroldo Corrêa Rocha, Secretário Executivo da SEE e ex-Secretário de Estado da Educação do Espírito Santos, reafirmou sua crença na melhoria da educação pública. “Para empurrar o Brasil para frente só com educação de qualidade para todos”, ressaltou.

O seminário foi abrilhantado com apresentações artísticas do coral infantil da EMEF Professora Eda Mantoanelli, Coral Eda, de São Caetano do Sul, onde interpretaram as canções Tum, Tum, Tum, True Lovers e Era Uma Vez.

Posteriormente, Paulo Lira, Especialista Conviva Educação, palestrou sobre o financiamento da educação, e destacou o gerenciamento das receitas do FUNDEB, fatores de ponderação, Pnae, PNATE e gestão das folhas de pagamento da educação.

No período da tarde, diversas oficinas técnicas foram realizadas pelos especialistas do Conviva, consultores jurídicos, entre outros. Entre as temáticas, os participantes ouviram sobre o Plano de Carreira e Remuneração; Gestão dos Recursos Federais na Educação; Planejamento e Organização da Rede; Financiamento da Educação; Recursos da manutenção e desenvolvimento do ensino; Salário Educação e Gestão dos programas desenvolvidos nas escolas da rede pública.

Parceiros comerciais da seccional paulista, como a Editora do Brasil, FTD Educação, Planneta Educação, Somos Educação, Crescer, Pearson, Foccus e Editora Moderna, atuaram na divulgação de seus produtos e soluções educacionais aos presentes.

O seminário teve a participação da Vice-Presidente Regionais/Interior e DME de Atibaia, Márcia Bernardes, da Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo/ABCD e DME de Francisco Morato, Lélia Hartman, da Secretária de Finanças da Diretoria Executiva e DME de Brejo Alegre, Denize Jacob, da Secretária de Comunicação e DME de Brejo Alegre, Sandra Zen, da Presidente da Undime São Paulo (2016), Marialba Carneiro, entre outros convidados.