EVENTO DA USP: PESQUISADORES TRATAM DAS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Seminário internacional revisita trajetória do educador, comemorando os 120 anos de seu nascimento

A Cátedra de Educação Básica da USP vai celebrar os 120 anos do nascimento de Anísio Teixeira com um colóquio que reunirá 18 pesquisadores em três dias de palestras e debates. Será nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, às 16h — no primeiro dia, a abertura será às 15h30.

Educador, jurista e líder institucional, Teixeira nos legou uma vasta e importante contribuição no campo da educação. “Atual, seu legado tem potencial para guiar a superação de crises estruturais que assolam a área no país”, diz Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra. “Apesar disso, sua obra é pouco lembrada no debate sobre a formação cidadã dos brasileiros”.

A fim de investigar os motivos e explicações para essa ausência, e explorar quais alternativas o intelectual pensou para a educação brasileira, o Colóquio 120 Anos de Anísio Teixeira terá painéis de debate que tratarão, entre outros temas, de suas ideias em relação à ciência e tecnologia na educação, educação integral e formação de universidades. Contará com importantes intelectuais nacionais e, entre os convidados internacionais, destacam-se Rosa Bruno-Jofre, da Queens University (Canadá), e David Hansen, do Teachers College da Columbia University (Estados Unidos). O evento tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), onde a Cátedra está sediada, e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

Leia mais sobre os temas e participantes em clicando aqui.

Para assistir, não é preciso fazer inscrição. A transmissão será no canal da Cátedra no Youtube.

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. São oferecidos seminários e cursos gratuitos, com atestados de participação, para professores, estudantes e interessados no tema. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA.