ESTADO ENTREGA DOCUMENTO CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Garantindo as aprendizagens essenciais dos estudantes e respeitando as especificidades do território paulista, um novo currículo de São Paulo foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SP), e em conjunto com os mais de 600 municípios do Estado de São Paulo.

Na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro, foi realizada, no Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP), em São Paulo, a solenidade de entrega da nova versão do Currículo Paulista, pela Comissão Estadual representada pelo Dr. João Cury, Secretário de Educação de São Paulo, e pelo Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime São Paulo). No documento há orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas pedagógicas em sala de aula.

A entrega do documento, elaborado após várias reuniões técnicas, participação popular na consulta pública em site específico, seminários regionais, equipe redatora, ocorreu na sede do CEE, na Secretaria de Estado da Educação.

Em sua fala, o Secretário de Estado de Educação, João Cury, explanou sobre a importância do documento e da ampla parceria e diálogo com à Undime São Paulo. “Apresentamos aqui o resultado final de um trabalho construído com a participação e atuação de muitos educadores, e isso é sempre muito bom e positivo. As redes trabalharam em conjunto e com grande capacidade de diálogo e colaboração. Ao todo foram 87 reuniões que envolveram 40 mil pessoas, demonstrando que não apresentamos um instrumento construído de cima para baixo, mas com a contribuição de um todo. É o novo momento da educação do nosso estado”, ressaltou.

Em seu discurso, o Prof. Luiz Miguel Garcia destacou o momento intenso de construção do currículo e ressaltou a importante participação dos Dirigentes Municipais de Educação, redatores e dos inúmeros profissionais que auxiliaram no processo. “Muito orgulho de fechar esse momento, e 2018, entregando esse documento para a apreciação do Conselho Estadual de Educação. Esse documento foi construído no chão da escola, na base, onde os municípios e diretorias contribuíram de forma colaborativa. Realizamos, em conjunto, uma consulta pública, online, com a participação de mais de 2 milhões de pessoas, demonstrando a potência e capacidade do nosso estado. Hoje, vemos o resultado de tanto trabalho, processo de discussão e regime de colaboração que quebrou barreiras, empoderou os municípios e ampliou as relações. Aproveito e agradeço o auxílio da professora Cleide Bochixio, pelo grande apoio durante o desenvolvimento, disse o presidente da Undime São Paulo que completou: “esperamos, com ansiedade, o próximo momento, que terá foco na formação dos professores.”

Hubert Alquéres, Presidente do Conselho Estadual de Educação, destacou a importância da aproximação Estado-Município que trabalharam em conjunto. “Uma parceria indispensável para a educação de São Paulo. Essa participação é sempre bem-vinda e necessária.”

Na sequência, Guiomar Namo de Mello, integrante da equipe técnica da BNCC, ressaltou que o regime de colaboração é algo novo. “É muito satisfatório ver esse trabalho pronto, pois sonhamos com este momento. Estamos cumprindo um ciclo que foi planejado e sonhado pelas pessoas que estavam escrevendo a BNCC”, destacou.

A Secretária-Adjunta, Profa. Cleide Bochixio, em sua fala, destacou sobre o trabalho conjunto com à Undime. “Os sistemas têm que articular e adequar para que faça a diferença na vida dos alunos. Vivenciamos um momento feliz, pois entregamos ao conselho um currículo que ampliará e facilitará os processos educacionais. Cumprimos a nossa meta e este desafio com muito trabalho”, finalizou.

Estiveram presentes à solenidade, representantes da UNDIME-SP, como Celso Fernando Iversen Secretário de Assuntos Jurídicos e Dirigente Municipal de Porto Feliz; Denize Jacob, Secretária de Finanças e Dirigente de Educação de Brejo Alegre, a Profa. Cleide Bauab Eid Bochixio, Secretária Adjunta, Célia Viam, Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), Gislene Trigo, Coordenadora da versão, de Guiomar Namo de Mello, diretora da Escola Brasileira de Professores e integrante da equipe técnica da BNCC, conselheiros e equipe técnica do CEE/SP e equipe da Comissão de Gestão e Currículos.