EM “INTEGRAÇÃO”, UNDIME E UNDIME SÃO PAULO REÚNEM GESTORES EDUCACIONAIS DO NOVO COLEGIADO DA SECCIONAL NESTA SEGUNDA, 12

Na tarde desta segunda-feira, 12, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e seccional paulista da Undime realizaram uma reunião para a integração da nova diretoria executiva, Conselho Nacional de Representantes (CNRs); Conselho Fiscal; vogais, e equipe da Undime-SP. O momento, chamado de “IntegrAção”, que aconteceu remotamente, teve a finalidade de apresentar o modelo de governança e organização da instituição ao colegiado de dirigentes paulistas.

Em sua fala, na abertura, a presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Márcia Bernardes, falou sobre a importância da aproximação e inclusão dos gestores que fazem parte do novo grupo de trabalho. “Gerir nunca foi uma missão fácil, em tempos de pandemia, tem sido um grande desafio para nós, gestores municipais. Hoje, temos uma nova diretoria e colegiado que chegam para somar e contribuir para os avanços da educação básica pública paulista, e para a construção de oportunidades”.

O presidente da UNDIME, Luiz Miguel Garcia, DME de Sud Mennucci-SP, desejou boas-vindas aos participantes, e destacou a relevância da seccional no contexto brasileiro. “A Undime São Paulo é o estado que agrega o maior número de municípios associados, são mais de 540 entes. “Cada gestor é fundamental para essa União. O todo sem a parte não é todo”, disse Garcia parafraseando um texto da literatura da Língua Portuguesa. “O crescimento do número de associados da seccional é retrato da sua relevância para a Educação”.

“A secciona paulista é uma importante parceira para a região”, comentou o presidente da Undime Sudeste e DME de Jerônimo Monteiro-ES, Vilmar Lugão de Britto. “São Paulo é a seccional que me acolheu e, desde sempre, acolheu e continua acolhendo muitos outros para a construção e consolidação da educação municipalista paulista”.

O vice-presidente da seccional, Celso Fernando Iversen, gestor da pasta educacional de Porto Feliz-SP, destacou a necessidade da agregação dos gestores para a construção de ideias e consensos. “Nos revelamos com os desafios. São Paulo está superando todos eles com a integração de cada município, com a experiência de cada gestor público”, disse.

Posteriormente, colaboradores da Nacional apresentaram o Manual de Implementação da Política de Integridade e Compliance (Conformidade); explanaram a respeito do planejamento estratégico; pontos do estatuto e regimento da instituição, Busca Ativa Escolar e Conviva Educação, entre outros destaques.

“Estamos nesta função, pois fomos os escolhidos para superar as barreiras impostas, principalmente em tempos de pandemia. Sendo assim, a Educação precisa de nós para não parar, bem como as crianças e redes necessitam do nosso apoio, concluiu a presidente da seccional”, Márcia Bernardes.