“DIA D” MOBILIZAÇÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SERÁ REALIZADO NO DIA 06 DE MARÇO EM TODO PAÍS

Com o objetivo de promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todas as localidades do Brasil e efetivar o lançamento do trabalho de construção dos currículos estaduais em regime de colaboração União-Estados-Municípios, envolvendo secretarias, escolas e comunidade escolar, o Ministério da Educação (MEC), Undime e o Consed realizarão no dia 06 de março de 2018 (terça-feira), o “Dia D” mobilização para discussão da BNCC.
Na data sugerida, escolas, professores, pais e sociedade de todo o país poderão articular ações e atividades educacionais com apresentações, debates e compartilhamentos sobre a BNCC, homologada em 20 de dezembro do ano passado. O “Dia D” terá um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia.

Abaixo, há links com materiais e roteiros que poderão ser usados para o planejamento das ações do “Dia D”. Os materiais possuem caráter sugestivo, cada secretaria poderá usar todo ou parte do material, editar e/ ou planejar outras estratégias de estudo. O importante é que a BNCC seja conhecida e estudada por todos (Secretarias e Escolas).

1. Orientações para o Dia D – https://goo.gl/BEiJvd
2. Roteiro guiado – https://goo.gl/AagfTp
3. Apresentação – PDF: https://goo.gl/sJNFeK / PPT: https://goo.gl/HFpvKh
4. Apresentação Atividade Extra – PDF: https://goo.gl/bcyvvZ / PPT: https://goo.gl/gEdWaH
5. Panfleto – https://goo.gl/RwiuSP
6 . Documento da BNCC: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

PARA SABER:
Lembramos ainda que a participação dos professores, nesse processo de discussão, é essencial para garantir a transparência, legitimidade e credibilidade na fase de construção dos currículos.

Informamos ainda que na próxima quarta-feira (28 de fevereiro) o material completo ficará disponível também na plataforma Educação e a BASE, a qual poderá ser acessada por meio do link: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/

Galeria de Fotos