COM O TEMA PARTILHA, UNDIME SÃO PAULO REALIZA 28° FÓRUM ESTADUAL, EM BARRA BONITA-SP. CENTENAS DE GESTORES PARTICIPARAM

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realizou, de 24 a 26 de abril, em Barra Bonita-SP, o 28° Fórum Estadual com o tema: “Gestores em partilha para o fortalecimento da Educação Pública”. Ao todo, mais de 500 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos e assessores educacionais de 300 municípios paulistas participaram do evento, que é um dos maiores eventos de Educação Básica do país e que contou com a representatividade do Ministério da Educação, Secretaria Estadual da Educação, UNDIME Nacional, entre outros órgãos institucionais, órgãos governamentais e parceiros da iniciativa privada.

No primeiro dia do evento, 24 de abril, os presentes acompanharam a mesa de abertura, que teve a participação do Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro Damy, que representou o Ministro da Educação, Rossieli Soares, da Secretária-adjunta da Secretaria da Educação do Estado (SEE), Cleide Bauab Eid Bochixio, do Vice-Prefeito de Barra Bonita-SP, Manoel Fabiano, e do Presidente da Undime Região Sudeste e DME de Jeronimo Monteiro (ES), Vilmar Lugão de Britto, que retrataram a importância da partilha e do regime de colaboração como forma de ampliar a Educação.

O dia contou, ainda, com um painel sobre o papel das parcerias institucionais no fortalecimento da Educação Pública Municipal. Mediado pela Vice-Presidente da Undime-São Paulo, Célia Viam, o painel teve a participação de David Saad, do Instituto Natura, de Anna Helena Altenfelder, do Cenpec, e de Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social.
Na sequência, César Nunes palestrou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como oportunidade de transformação. No início da noite, os presentes participaram de oficinas com parceiros institucionais e de uma dinâmica de socialização.

No dia 25, quarta-feira, Prof. Dr. Ricardo Paes de Barros iniciou a programação com uma palestra sobre “Gestão participativa e eficiente das Redes Públicas”, onde ressaltou a importância da gestão para o sucesso educacional. Posteriormente, a Secretária de Articulação da Undime São Paulo e DME de Tremembé-SP, Cristiana Berthoud, que também foi a presidente da comissão organizadora do evento, mediou uma mesa redonda que tratou do Processo Formativo do Bebê ao Adolescente: A Escola que fragmenta ou que forma o sujeito?”, com a participação do Prof. Lino de Macedo, Sandra Bozza e Júlio Furtado.

Na sequência, professora Marialba Carneiro, Consultora Educacional do Ministério da Educação, apresentou o programa de Gestão para Educação Municipal (GEM), programa que tem o objetivo de apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais.

Posteriormente, Márcia Bernardes, Vice-Presidente Regionais/Interior da Undime São Paulo e DME de Atibaia, intermediou um painel que falou do regime de colaboração como forma de fortalecimento de municípios e Estados: experiências de sucesso, com a cooperação de Danilo Leite Dalmon, do Instituto Natura, de Vilmar Lugão de Britto, Presidente da Undime/ES, e de Aléssio Costa Lima, Presidente da Undime Nacional.

José Marques Aurélio de Souza, Presidente da Undime/CE, Lira Augusta Soares Santana, Diretora de Escola na cidade de Sobral/CE e Paulo Magri, DME de Novo Horizonte/SP e Danilo Leite Dalmon, do Instituto Natura, fizeram depoimentos sobre fatores de sucesso, equidade e excelência da Educação, diálogo sobre experiências educacionais e desafios para a Educação.

Umas das novidades dessa edição foram os colóquios, realizados na quarta-feira (25 de abril). Foram 13 assuntos diferentes: BNCC, formação de professores, avaliações educacionais, ensino híbrido, PNLD 2018, inclusão, gestão de resultados educacionais, indicadores de aprendizagem, etc, além da mostra de boas práticas educacionais, onde os municípios apresentaram ações desenvolvidas nos municípios e que podem ser inspiração para outras redes, bem como oficinas com temáticas educacionais.

Na manhã de ontem, último dia da eventualidade, a Diretoria Executiva da Undime São Paulo, presidida pelo Prof. Luiz Miguel Garcia, realizou a prestação de contas e apresentou o demonstrativo financeiro referente ao período de janeiro a dezembro de 2017 da Undime-SP. A Secretária de Finanças da Undime São Paulo e DME de Brejo Alegre-SP, Denize Jacob, falou dos processos financeiros e da gestão de recursos da instituição.

Na ocasião, Prof. Luiz Miguel Garcia fez uma retrospectiva das ações realizadas até o momento, além de explanar sobre regime de colaboração: relação entre municípios-estado-união, fortalecimento da participação técnica das redes, financiamento da educação e das ações futuras da Undime-SP.

Para fechar com chave de ouro a programação de conteúdos na plenária, a palestra de encerramento foi ministrada por Eduardo Shiniyashiki, que falou sobre “O universo das competências socioemocionais – O caminho para criar os resultados desejados com cooperação, compreensão e integração”.

Por adesão, inúmeros presentes participaram de um passeio de navio com eclusagem, pelas águas do rio Tietê que passam por Barra Bonita-SP.


Galeria de Fotos