CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA USP ABORDA AS IDEIAS DE PROFISSIONALISMO NA EDUCAÇÃO

Considerando o cenário atual de transformações no mundo do trabalho, a Cátedra de Educação Básica da USP vai abordar em um evento as três vertentes de significados mais frequentes para as ideias de profissional e de profissionalismo. Será no dia 25 de maio, às 16h.

Segundo os organizadores, a primeira vertente se refere à Educação Profissional, ou ao Ensino Profissionalizante. A segunda é a que se associa às chamadas “Profissões Liberais”. E a terceira busca caracterizar, em tempos recentes, um renascimento da ideia de profissionalismo, especialmente em âmbitos como os da Saúde, da Educação, do Direito e da Diplomacia.

A partir do fato de que, no mundo atual, existem ocupações que não podem ser totalmente reguladas nem pelo mercado, nem pelo Estado, os participantes abordarão as diferentes perspectivas de uma regulação pautada no tripé formado pela competência técnica, compromisso público e autorregulação do exercício profissional.

A transmissão será aberta no YouTube, sem necessidade de inscrição: https://www.youtube.com/c/catedradeeducacaobasica

Para ver a programação completa, acesse catedraeducacaousp.org/coloquio1

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Ela oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, pesquisadores e estudantes. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA. Para participar do grupo no Telegram, onde os participantes recebem informes e novidades, clique aqui.