CARTA EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE 33 ANOS DA UNDIME SÃO PAULO

Queridos (a) Dirigentes Municipais de Educação,

A próxima sexta-feira, 26 de junho, será um dia muito especial, pois há 33 anos, por meio de uma mulher, a então Dirigente Municipal de Educação de Ubatuba-SP, Cleusa Pires de Andrade, nascia a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, a Undime-SP, com a finalidade de lutar pela qualidade da educação pública, em todos os níveis e para todos.

Desde esse momento, incessantemente, nunca paramos de batalhar para apoiar, defender e integrar as demandas educacionais dos 645 municípios paulistas. Nestas mais de três décadas de trajetória institucional, encontramos incontáveis desafios, mas cremos que, dia após dia, superamos cada um deles com grande maestria, aliás, unindo nossas forças alcançamos melhores resultados e agimos com mais entusiasmo.

E por falar em agir, o planejamento educacional e as estratégias são primordiais e necessárias para gerirmos, com qualidade e eficiência, o nosso trabalho e os atos das nossas redes municipais. Todavia, destaco que, hoje, precisamos viver um dia de cada vez, e a Undime São Paulo está aqui, totalmente integrada para acompanhá-los e orientá-los para, juntos, construirmos uma sociedade justa e uma educação democrática e libertadora para nossas crianças e jovens e para o bem-estar de todos aqueles que estão diariamente conosco.

O ano de 2020 está sendo muito atípico, não é mesmo? Logo no primeiro bimestre fomos surpreendidos com a pandemia de COVID-19, o novo coronavírus, que resultou na suspensão das aulas presenciais de todas as redes educacionais paulistas. Claro, a paralisação aconteceu para a segurança e preservação as saúde dos diversos alunos e profissionais da Educação. Desde então, a seccional paulista da Undime tem participado de discussões que envolvam ações preventivas e orientações a respeito do combate à doença. As escolas estão fechadas, mas a Educação pulsa continuamente nos lares dos alunos. E é por isso que todos nós estamos nesta função!

É neste espírito de colaboração e renovação que trabalhamos juntos nessa empreitada de “pensar educação”, pensar nas oportunidades que podemos garantir e ofertar a tantas crianças e jovens que estão em busca de sonhos e de espaço. Podemos continuar fazendo por eles mesmo em tempos difíceis.

Ainda proporcionamos videoconferências com temáticas diferenciadas, bem como materiais e instrumentos para guiar o trabalho e as necessidades dos gestores municipais e demais interessados no assunto. E saliento: nesse momento é fundamental oferecermos aquilo que sabemos fazer muito bem, o ‘arroz com feijão’ metaforicamente. Não é o momento de inovar e buscar soluções mágicas, mas sim de garantir o necessário para tantos alunos e alunas que carecem dos nossos cuidados.

Do mais, além da celebração dos 33 anos da Undime São Paulo, em 2020 também temos a missão de finalizarmos os projetos que planejamos e replanejamos para a gestão pública dos nossos municípios para o período 2017/2020. Ainda temos o desafio de continuarmos lutando pelo FUNDEB, fundo este que tem prazo para finalizar nesse ano (o assunto é urgente e a continuidade da nossa luta é sempre necessária) e, ao mesmo tempo, continuarmos nosso trabalho para a implementação da Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulistas em cada sala de aula, em cada escola pública municipal do Estado. Vamos ao combate, pois…

Somos uma união! Somos Undime São Paulo!

Um jeito Undime de cuidar de você!

Carinhosamente,

Márcia Bernardes
Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP
Presidente da Undime São Paulo