ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM CASA: APRENDIZADO EM TEMPOS DE CRISE

A Secretaria de Estado da Educação e Undime São Paulo realizaram há pouco, pela Rede do Saber, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), uma videoconferência para esclarecer e dar direcionamentos educacionais aos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo para minimizar os impactos por conta do Coronavírus.

Entre os assuntos, o Centro de Mídias da Educação de São Paulo, material pedagógico, incentivo à leitura, orientações às famílias e calendário escolar foram os destaques apresentados pelo Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP, Márcia Bernardes, e do Assessor de Gabinete da Secretaria de Estado, Henrique Pimentel.

Sobre o Centro de Mídias, Silva salientou que, em colaboração com a TV Cultura e TV Univesp, os municípios poderão, em breve, firmar parceria com o Governo do Estado para consumir e produzir conteúdo conjuntamente pelo CMESP aos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. “Para essas etapas, enxergamos a necessidade de um diálogo diferenciado, com aulas, atividades e linguagem customizada”, falou o secretário.

Para auxiliar os municípios, o Governo disponibilizará manual digital e internet móvel gratuita para a utilização da plataforma aos estudantes e professores das redes municipais paulistas. Segundo Rossieli, todos os esforços e ideias são importantes para agregar valor e conteúdo nesse momento.

A Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP, Márcia Bernardes, reforçou que a autonomia do município é essencial nesse processo de replanejamento e volta às aulas de forma remota. “Cada cidade paulista tem sua particularidade. Assim, os gestores educacionais têm liberdade de definir estratégias educacionais em conjunto com o Conselho Municipal de Educação”, destacou. Todavia, Bernardes evidenciou a importância de estratégias em comum com a Secretaria de Estado da Educação.

Nesta semana, os 417 municípios que aderiram ao material com “orientações às famílias dos estudantes das redes estadual e municipal de São Paulo” receberão os fascículos impressos para distribuição aos familiares e alunos. Com investimento de mais de meio milhão de reais, o caderno conta com sugestões de atividades complementares. Nos próximos dias, as redes municipais também receberão livros do Ler e Escrever e do SP Faz Escola.

Sobre o calendário escolar, a SEE informou que a rede estadual retomará o 1° bimestre na próxima segunda-feira, 27, com teletrabalho dos profissionais e atividades de engajamento aos estudantes. De quarta a sexta dessa semana, os profissionais da rede estadual participarão de replanejamento e formação de professores de forma remota. Silva comentou que a Secretaria estuda a possibilidade de um processo de formação conjunta com os professores do Estado e de formação específica aos professores das redes municipais.

A videoconferência está disponível no canal da Rede do Saber, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UB9Zf7d8yuw&feature=emb_logo, e estará disponível na videoteca do portal da Rede do Saber: http://www.rededosaber.sp.gov.br/