ABERTURA DO 29° FÓRUM DA UNDIME SÃO PAULO FOCALIZA METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NOS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

A regional de São Paulo da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime-SP, deu o pontapé inicial no primeiro e um dos maiores eventos da entidade no país, o 29º Fórum Estadual da Undime São Paulo, que acontece de 11 a 13 de março, em Atibaia, município a cerca de 70 quilômetros da capital. Com o tema “Sonha, planejar e deixar um Legado”, serão 3 dias de evento com intensa programação de atividades aos Dirigentes Municipais de Educação e técnicos educacionais, que somam mais de 530 participantes, que debaterão o atual cenário da educação pública municipal.

O Presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Garcia, destacou a importância de que o novo governo federal priorize em regime colaborativo a execução das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, bem como invista mais na formação dos professores e que os projetos pedagógicos mantenham a participação dos dirigentes municipais.

O Currículo Paulista foi citado como exemplo por Luiz Miguel Garcia, que também é Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, lembrando que a sua construção contou com a participação de 40 mil profissionais da Educação no Estado. Em complemento à essa defesa, o presidente nacional da Undime, Aléssio Costa Lima, alertou que a maior parte das metas do PNE ainda não foram realizadas.

Aléssio, de Alto Santo-CE, também defendeu que o governo federal precisa definir com urgência a sua agenda listando quais os programas terão continuidade, com destaque para o “Mais Educação”, programa de ensino em tempo integral. Aléssio enfatizou, ainda, que entende o discurso governamental sobre “menos Brasília e mais Brasil”, que no seu modo de ver deveria ser “menos Brasília e mais município”, distribuindo de forma mais justa os recursos destinados pelo MEC à Educação, com a descentralização.

Os dois dirigentes da Undime alertaram para a mobilização necessária visando a continuidade do FUNDEB, voltando todas as atenções para os dois projetos que tramitam no Congresso Nacional, um na Câmara dos Deputados e outro no Senado. “Há pontos em comum nesses projetos, mas entendemos que o FUNDEB deva ser incluído como um dispositivo de garantias na própria Constituição Federal”, sustentou Aléssio.

Representando o governo do Estado, o Diretor Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, Leandro Damy, reiterou que desde os primeiros dias da gestão do Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, a disposição de ter parcerias com a Undime e com os municípios é a tônica geral, a exemplo dos tempos em que mantinha essa relação colaborativa quando ambos atuaram por mais de dois anos no MEC.

Presente na solenidade de abertura, o Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme, Manoel Humberto Lima, salientou que anteriormente os conselhos atuavam como se fossem de oposição ao trabalho desenvolvido pelos dirigentes municipais de Educação, mas que agora atuam em conjunto no que considera “uma parceria muito produtiva para alcançar os objetivos pela melhoria da qualidade do ensino em todo o país”.

Coube à Dirigente Municipal de Educação de Atibaia e Vice-Presidente Regionais/Interior, Márcia Bernardes, dar as boas-vindas e ressaltar que graças à troca de experiências com os seus colegas participantes da Undime, o município-sede do evento vem se destacando no país pelos resultados locais de aprendizagem e formação escolar.

O Ministério da Educação – MEC esteve representado pelo Diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Arcione Ferreira, que antes de se posicionar fez questão de mencionar que a sua origem é Taubaté, Vale do Paraíba, onde atuou fundamentalmente em gestão educacional, o que motivou o convite do atual ministro para a sua equipe, em Brasília.

Em sua opinião, o maior desafio do novo governo será manter os treinamentos de dirigentes e gestores do setor Educação, para que não haja mais a descontinuidade de políticas bem-sucedidas, quando acontecem as mudanças de prefeitos e administradores municipais.

Na formação das autoridades que compuseram a parte inicial do 29.° Fórum Estadual, Cristiana Berthoud, Coordenadora do grupo organizador do evento, Secretária de Articulação da Undime São Paulo e DME de Tremembé, teve a sua atuação bastante elogiada tanto pelo presidente Luiz Miguel Garcia, quanto pelo Dirigente Nacional, Aléssio Costa Lima, que enalteceu a atual gestão da seccional paulista, enfatizando que quando há dirigentes comprometidos com o trabalho, os resultados são sempre os melhores.