93% DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS SE INSCREVERAM NO PROGRAMA GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL (GEM), DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O Ministério da Educação, com a cooperação técnica da Undime, Unesco, Capes e a Universidade de Brasília (UnB), iniciará nos próximos dias o programa Gestão para Educação Municipal (GEM). O GEM tem o objetivo de apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais e na correta aplicação dos recursos no setor.

Ao todo, 10.219 pessoas de todo o país, entre Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) e técnicos de carreira da secretaria, se inscreveram neste que é considerado um dos maiores programas de gestão educacional. No estado de São Paulo, o GEM contará com a representação de 93% dos municípios paulistas, que participarão do curso gratuitamente.

Para Rafael Lima, DME de Agudos-SP, o GEM é uma ação  inovadora que auxiliará a gestão municipal. Segundo Sueli Hypolito Amantéa, DME de Monto Alto-SP, “o GEM vem para materializar a nossa esperança, o desejo de fundamentar o nosso trabalho”.

O curso é dividido em quatro eixos: liderança e gestão; introdução ao sistema municipal de ensino e principais marcos legais; estrutura da secretaria e práticas pedagógicas; administração e gestão dos recursos financeiros.

Continuação – Terminado o curso de aperfeiçoamento, os dirigentes e técnicos municipais de educação poderão dar sequência à sua formação. No segundo semestre deste ano, deverão ser ofertadas 250 vagas para a especialização lato sensu e outras 250 no primeiro semestre de 2019, também na modalidade semipresencial. Ao concluí-la será possível seguir para o inédito mestrado profissional, cuja primeira turma tem previsão de abertura em 2019. O mestrado profissional em gestão da educação municipal será oferecido pela Universidade de Brasília (UnB).

Saiba mais sobre o GEM acessando: http://gem.mec.gov.br/site/