UNDIME SÃO PAULO REALIZA ENCONTRO REGIONAL COM ANTÓNIO NÓVOA, PROFESSOR PORTUGUÊS REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Nesta segunda-feira, 16, a Undime São Paulo, com o apoio das lideranças dos polos regionais pertencentes às macrorregiões 11 e 07, e das prefeituras de São José do Rio Preto-SP e Marília-SP, respectivamente, realizou dois Encontros Regionais de Educadores e Lideranças da Educação Pública com o professor português e doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, António Nóvoa.

Com a palestra “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, Nóvoa trouxe reflexões sobre os desafios da formação continuada de professores, proposições sobre os ambientes educativos, trabalho sistêmico e regular de cooperação, colaboração, convergência de ideias, convivialidade, entre outros assuntos. A ideia foi, ainda, de celebrar o Dia dos Professores, comemorado, no Brasil, no domingo, 15.

De manhã, o encontro aconteceu em São José do Rio Preto, e também contou com a palestra do doutor e pesquisar, Diego Moreira, que abortou sobre “Os desafios da gestão: planejamento, profissionalização e processos. A organização escolar entre o administrativo e o pedagógico”. O prefeito local, Edinho Araújo, o presidente da Undime São Paulo e DME de Sudd Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, a DME anfitriã e coordenadora da macrorregião 11, Fabiana Zanquetta, a Secretária de Comunicação da Undime São Paulo e DME de Cordeirópolis-SP, Angelita Ortolan, e demais convidados marcaram presença.

No período da tarde, em Marília, além da fala do professor Nóvoa, Ivanilde Moreira, professora e mestra em Linguística Aplicada, trouxe a “Gestão da Alfabetização – Interfaces entre o administrativo e o pedagógico” para o centro de debate. Na cidade, o evento contou com a presença do DME anfitrião, Helter Bocci, e de outras lideranças e educadores.

Segundo o professor português, é preciso dar futuro às escolas e aos professores. “As escolas e os professores precisam da coragem da ação. É necessário garantir que a escola respeite a diversidade dos alunos, as culturas, bem como os sentimentos e emoções”, comenta António Nóvoa.

Para Garcia, os encontros dão pontapé inicial em mais uma atividade formativa da instituição que passará por todas as regiões do estado. “Estamos felizes em inaugurarmos essa ação em duas macros do interior do estado. A formação é algo que sempre destacamos e ressaltamos a importância para o aprimoramento das práticas educacionais”, destacou o presidente da UNDIME-SP.
Ambos os eventos foram voltados aos Dirigentes Municipais de Educação, profissionais técnicos/pedagógicos das secretarias municipais e professores. Os convites foram enviados, por e-mail, a todas as secretarias municipais de Educação.

Fotos: Prefeitura de SJRP / Joe Angeli / Prefeitura de Marília