UNDIME PARTICIPA DO ENCONTRO COM OS ARTICULADORES REGIONAIS RENALFA

Na tarde desta segunda-feira, 19, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a Undime São Paulo, com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), realizaram, na sede da Secretaria de Estado da Educação, na capital paulista, o Encontro Formativo Presencial com os articuladores regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA). O encontro foi o primeiro presencial e reuniu os profissionais da Educação de todas as diretorias regionais de ensino.

Na abertura, lideranças educacionais, como Renato Feder, secretário de Estado da Educação, Ana Cláudia Kogake de la Rosa e Márcia Bernardes, articuladoras estaduais da RENALFA, reforçaram a importância do programa de alfabetização do Estado de São Paulo. “2023 foi um ano para compreendermos e estruturarmos muitos pontos e lacunas para, a partir de então, implementarmos ações e projetos que vão ao encontro dos estudantes de toda a rede pública. Plantamos, agora é hora de regarmos para termos uma colheita frutífera”, destacou o Secretário Renato Feder.

Em sua fala, o presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou que a Política de Alfabetização, no Brasil, precisa de avanços para combater o analfabetismo em todo o estado de São Paulo e demais territórios brasileiros. “O analfabetismo é um grande problema ocasionado pela desigualdade e que precisa ser erradicado. É por isso que o trabalho contínuo em rede, dos educadores e toda a comunidade, será fundamental para que cada aluna e aluno tenham a garantia de uma qualificação digna e melhores condições para o ensino e processo de aprendizagem em leitura e escrita”, comentou o presidente da seccional da Undime.

Ainda, Manoelzito Ximenes, consultor temático da Associação Bem Comum, palestrou sobre “Gestão e colaboração: como mobilizar a RENALFA no território em prol da aprendizagem?”.

Por fim, os presentes participaram de atividades em grupo e socialização para integração da rede.