UNDIME PARTICIPA DA 1ª REUNIÃO AMPLIADA PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO FORMATIVO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nesta sexta-feira, 02, a Undime São Paulo, representada pelos membros do GT Regime de Colaboração – Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração – PARC, participou, na Escola de Formação (EFAPE), em São Paulo, da 1ª Reunião Ampliada para a construção do Plano Formativo de Professores Alfabetizadores.

O encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), também contou com a participação de membros da EFAPE, Associação Bem Comum e Parceiros da Educação, teve a finalidade de estruturar a proposta de formação de professores do ciclo de alfabetização, bem como a estrutura, composição, entre outros pontos para o funcionamento do programa.

Como demandas, o plano formativo priorizará a formação conceitual e procedimental; organização do planejamento e rotina em favor da aprendizagem; olhar para as escolas indígenas, quilombolas, rurais e de campo com suas características socioculturais; práticas voltadas aos estudantes eletivos da Educação Especial; instrumentalização docente com práticas pedagógicas; processo de formação de educadores pela ação crítica e reflexiva, e o compromisso étnico-racial.

Para Luiz Miguel Garcia, a estruturação do processo de formação em rede é fundamental para a qualificação docente e avanço da alfabetização dos estudantes. “Estruturar um Plano Formativo de Professores Alfabetizadores de qualidade é muito importante para garantir o aperfeiçoamento docente e, como resultado, a garantia de que os estudantes passarão por um processo de alfabetização consistente”, disse Garcia.

Pela Undime São Paulo, a reunião contou com a presença da Secretária de Articulação e DME de Jacareí-SP, Maria Thereza Cyrino; da Coordenadora da macrorregião 1 e DME de São Caetano do Sul-SP, Minéa Fratelli; do Coordenador Institucional da Undime-SP, Marcos Martins; da Articuladora Estadual da Renalfa/CNCA, Ana Cláudia Kogake de la Rosa, da Diretora do Departamento de Formação de Taboão da Serra-SP, Domingas da Silva; e da Assistente Técnica Pedagógica de Língua Portuguesa da rede municipal de Taboão da Serra-SP, Lisley Rezende.