UNDIME E AMPPESP SOLICITAM REUNIÃO PARA ARTICULAR MELHORIAS NO CONVÊNIO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Na tarde desta terça-feira, 21, o presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, participou, em São Paulo, de uma reunião de trabalho com prefeitos e dirigentes municipais de educação para dialogar sobre a proposta de reajuste dos valores dos convênios de Alimentação Escolar. O momento de diálogo foi um pedido da AMPPESP e UNDIME.

A convite da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, o encontro, que contou com a presença de mais de cem prefeitos paulistas e gestores educacionais, teve a finalidade de apresentar a proposição, pela SEDUC-SP, do convênio de Alimentação Escolar entre Governo Estadual e prefeituras municipais.

De acordo com Garcia, as redes necessitam de políticas educacionais e apoios consistentes que vão ao encontro das reais necessidades de toda a comunidade escolar. “Com a diminuição de recursos, fica cada vez mais difícil pensarmos na construção de uma pasta educacional que atenda às expectativas do coletivo e que traga benefícios aos estudantes. É fundamental que os governos federal e estadual atuem com olhar mais atento e com repasses suficientes”.

“A Undime está mobilizada, com a AMPPESP e outras seccionais da UNDIME, na construção de alternativas e possiblidades que amenizem os impactos da diminuição de recursos (Quota Estadual e Municipal do salário-educação) às redes municipais de São Paulo, conforme efeitos do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), nº 188, pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”.

“A Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP) está focada em conseguir um reajuste significativo no convênio entre a Secretaria Estadual de Educação e os municípios. Somente dessa maneira, poderemos continuar garantindo, nas cidades, uma alimentação escolar digna e de qualidade para nossas crianças”, conclui Adinan Ortolan, presidente da AMPPESP.

Na oportunidade, a SEDUC apresentou uma possibilidade de reajuste. Prefeitos e prefeitas questionaram as condições de contrapartida atuais. Uma contraproposta foi apresentada pela AMPPESP e UNDIME e, agora, aguarda análise pela pasta da Educação do governo estadual.