SEDUC REALIZA ENCONTRO VIRTUAL COM GESTORES EDUCACIONAIS. SARESP/PROVÃO PAULISTA E OUTRAS AVALIAÇÕES FORAM DESTAQUE

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo realizou, na tarde desta quinta-feira, 21, um Encontro Virtual com o Secretário Renato Feder. Com o objetivo de trazer informações sobre projetos e ações educacionais voltados aos municípios paulistas, a reunião virtual teve a participação do presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia, da coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Bianka de Andrade Silva, da Assessora Técnica de Gabinete, Márcia Bernardes, e de centenas de dirigentes e profissionais da Educação.

Em sua fala, na abertura, o presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia, destacou a necessidade de se pensar em políticas educacionais convergentes. “O trabalho e esforços conjuntos são essenciais para os avanços da Educação. Assim, coletivamente, construímos um trabalho à altura da rede de São Paulo, e dos esforços de toda a comunidade educacional. E quando falamos em Educação, falamos em ciência, técnicas e dados. Hoje, também aguardamos informações sobre o Saresp/Provão Paulista, pois a avaliação, em questão, terá papel de relevância no trabalho de todos”, destacou o presidente da seccional da UNDIME.

Para Feder, a grande palavra do momento é “apoio”. “Marcamos essa conferência para destacar que a SEDUC de São Paulo está à disposição para apoiar às prefeituras municipais em diversos aspectos, como na avaliação, construção de projetos e outros assuntos. Junto à UNDIME, formamos uma rede ampla e, assim como o Luiz Miguel comentou, convergente”, disse o secretário.

Na oportunidade, as lideranças da SEDUC-SP apresentaram dados sobre a avaliação de fluência diagnóstica, onde 93% dos municípios avaliaram, entre os meses de junho e agosto, a leitura dos estudantes. A avaliação mostrou que 44% dos avaliados são pré-leitores; 42% leitores iniciantes, e 14% são leitores fluentes.

No encontro, o Secretário trouxe informações sobre o Saresp, que se chamará Provão Paulista. Neste ano, a avaliação, que será censitária, acontecerá, no dia 22 de novembro de 2023, aos alunos dos segundos e quintos anos do Ensino Fundamental.

Por conta da Lei do ICMS Educacional, o Provão Paulista será balizador da distribuição da Cota-Parte do ICMS (13%), de acordo com a nova Lei do FUNDEB (número 17.575/2022).

Futuramente, a SEDUC lançará um boletim para auxiliar às redes no processo de assinatura do Termo de Ciência, via Secretaria Escolar Digital (SED). Para o grupo de estudantes, em foco, a avaliação será censitária impressa sem custo aos municípios.

Ainda, os representantes do governo estadual apresentaram o calendário de diversas outras ações para 2023 e propostas para 2024. O encontro está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HGf9MGVTZwo


Download do material utilizado (PDF)