Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, participou de seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

seminario0505A Presidente da UNDIME-SP, Marialba da Glória Garcia Carneiro, participou na última quinta-feira (5) do Seminário Nacional “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e o Plano Nacional de Educação”.

O evento foi realizado na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), localizado em Brasília (DF). Na ocasião, estavam presentes também membros da diretoria executiva da UNDIME nacional e presidentes das seccionais.

Na ocasião, o Ministério da Educação (MEC) assinou a Portaria nº 369, de 5 de maio de 2016, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (6) e já está disponível para consulta. O Sistema de Avaliação está previsto no artigo 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei 13.005/ 2014.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a iniciativa substitui o modelo anterior, adotado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), integra as avaliações já existentes e insere parâmetros que possibilitam medir a qualidade do ensino em suas múltiplas dimensões. A proposta do novo sistema é que os gestores de educação locais possam ir além da análise da aprendizagem dos alunos. Isso porque, de acordo com o MEC, ele amplia os indicadores educacionais e possibilita às escolas melhorar a gestão, diminuir as desigualdades no ensino e investir na formação docente.

O novo sistema foi criado a partir de cinco diretrizes: universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do aprendizado, valorização dos profissionais da educação, gestão democrática e superação das desigualdades educacionais.

(Foto: UNDIME)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>