LANÇADO, ONTEM, 20, PROGRAMA ALFABETIZA JUNTOS SP PROMOVERÁ A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, participou, na manhã desta terça-feira, 20, em São Paulo-SP, do lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, uma ação destinada aos municípios paulistas com a finalidade de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, e que terá foco na alfabetização de crianças até o 2° ano do ensino fundamental, das escolas públicas.

A solenidade contou com a participação do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário de Estado da Educação (SEDUC-SP), Renato Feder, da secretária de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Schweickardt, do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Palacios, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), André do Prado, entre outras autoridades.

A Undime São Paulo faz parte do Grupo de Trabalho Regime de Colaboração – Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, com o governo do estado e demais entidades, para construir um programa sustentável e que vá ao encontro das necessidades das redes paulistas, além de outras ações, como a estruturação de formação de gestores e de docentes.

Ainda, o Alfabetiza Juntos SP incluirá ações voltadas à Educação Infantil bem como suporte aos estudantes do 3° ao 5° ano. O mesmo contará com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação (MEC), e será implementado nas redes municipais das prefeituras que aderirem ao programa.

Na oportunidade, o Governo do Estado realizou uma homenagem aos municípios destaques na alfabetização, por meio dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, realizada no último ano.
Em agenda, na SEDUC-SP, em São Paulo, o presidente Luiz Miguel Garcia, destacou que a Política de Alfabetização, no Brasil, precisa de avanços para combater o analfabetismo em todo o estado de São Paulo e demais territórios brasileiros. “O analfabetismo é um grande problema ocasionado pela desigualdade e outros fatores, e que precisa ser erradicado. É por isso que o trabalho em rede, dos educadores e toda a comunidade, será fundamental para que cada aluna e aluno tenham a garantia de uma qualificação digna e melhores condições para o ensino e processo de aprendizagem em leitura e escrita”, comentou o presidente.

Fotos: Fotos 2 e 3: Flickr Governo do Estado de São Paulo