EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, UNDIME SÃO PAULO DEBATE PAUTAS EDUCACIONAIS EMERGENCIAIS

A seccional paulista da UNDIME realizou, na manhã de hoje, 05, em São Paulo, uma reunião extraordinária com o Conselho de Representantes da instituição, grupo este composto pelos Dirigentes Municipais de Educação que fazem parte da Diretoria Executiva, Conselho Nacional de Representantes, Coordenação de Macrorregião, Conselho Fiscal e Representação de Polo.
O encontro teve a finalidade de apresentar assuntos emergenciais sobre a pauta da educação pública, e de trazer orientações sobre os programas dos governos federal e estadual.

Na pauta do dia, foi abordado sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; as avaliações educacionais previstas para o segundo semestre; eventos, como a realização da CONAEE 2023, que será coordenada pelo FEESP, com o apoio de mobilização da UNDIME, AMPPESP Fomenta 2023, Fórum Nacional Extraordinário, Seminário Técnico destacando a relevância do letramento dos estudantes e da formação aos profissionais; financiamento, entre outros pontos.

Para o presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci-SP, a reunião extraordinária foi importante para a ampliação do diálogo. “Temos um estado amplo, com diversidade e inúmeras complexidades. A reunião de hoje é importante para a construção de um debate plural e rico. Na Undime, todos podem compartilhar e aprender ao mesmo tempo. Assim, a comunidade educacional ganha com os saberes de cada gestor.

A Coordenadora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), pela Undime São Paulo, Ana Cláudia Kogake de la Rosa, e integrantes do Grupo de Trabalho sobre Regime de Colaboração, como Dirce Takano (Taboão da Serra-SP), Maria Thereza Cyrino (Jacareí-SP) e Minéa Fratelli (São Caetano do Sul-SP), trouxeram informações sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a construção do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e outros pautas em discussão com a SEDUC-SP e Associação Bem Comum.

Na oportunidade, os gestores educacionais tiveram a oportunidade de trocaram ideias e experiências no que tange as ações educacionais municipalistas, e de conhecerem outros grupos de trabalho que serão criados para a ampliação das atividades.