É PRECISO EDUCAR PARA AVANÇAR, SEMPRE! CARTA DE BOAS-VINDAS DA PRESIDENTE DA UNDIME-SP, MÁRCIA BERNARDES

Prezado (a) Dirigente Municipal de Educação,

Prezado (a) Prefeito (a) Municipal,

É preciso educar para avançar, sempre!

E nestes dois primeiros anos de gestão municipal, ainda com a pandemia de Covid-19 em alta, as aulas remotas, escolas fechadas, comunidade escolar sem vacina, aprendemos que a Educação é viva e pulsante. É constante, não para, e não pode parar. E é por isso que avança! E a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) existe para apoiá-los neste importante desafio: o de pulsar a educação para que todos avancem!

Desde 1987, há 36 anos, a Undime-SP congrega todos os gestores públicos educacionais para construir e defender uma educação pública com qualidade social, equidade e de resultado. Uma educação que, de fato, aconteça! Se você já era associado, conhece o nosso trabalho e pode dizer que sempre estivemos juntos para lutar pela Educação.   Se ainda não conhece… vamos juntos, temos muito a fazer!

Em 2022, ano em que a seccional paulista da UNDIME celebrou 35 anos de existência, da Conferência Nacional de Educação (CONAE), e do bicentenário da Independência do Brasil, pautamos nossas ações em políticas públicas de formação para gestores e educadores, no apoio à construção e implantação de materiais pedagógicos focados na recomposição da aprendizagem, continuidade na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, na Educação Infantil, dentre tantas outras pautas.

Ainda, os desafios são gigantescos. Em 2023, em conjunto com os novos governos, tanto na esfera nacional quanto a do Estado de São Paulo, colocaremos nossas forças na recomposição da aprendizagem de crianças e adolescentes, e na constante necessidade da formação e valorização dos docentes e demais profissionais de Educação. Sem formação docente e “decente”, não há como avançarmos!

Também, dialogaremos sobre Financiamento Público; Educação Integral e Integradora, avaliações externas, inovação e tecnologia, Educação Especial e Inclusiva, alfabetização, carreira, regime de colaboração e cooperação, infância, democracia, entre demais pautas.

E para continuarmos a construção de um legado primordial, contamos, mais uma vez, com a renovação das anuidades dos municípios paulistas.

Antecipadamente, destacamos a importância de os municípios realizarem o pagamento do boleto o quanto antes, garantindo à associação e a oportunidade de dialogar com inúmeros outros gestores e de #SerUndime! Os boletos vencem no dia 28 de fevereiro de 2023.

Faça a atualização cadastral do seu município acessando: https://forms.gle/4sKDcPiBMfbxzHXd8.

Márcia Bernardes
Presidente da Undime São Paulo