DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO NACIONAL DE REPRESENTANTES DA UNDIME SÃO PAULO REALIZAM REUNIÃO COM RENATO FEDER, FUTURO SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PAULISTA

Na manhã desta sexta-feira, 2, a Undime São Paulo, representada pela Diretoria Executiva e Conselho Nacional de Representantes (CNR), reuniu-se com Renato Feder, futuro Secretário de Educação de São Paulo, indicado pelo governador eleito, Tarcísio, para assumir a pasta a partir de 2023.

Na reunião, que aconteceu virtualmente, Márcia Bernardes, presidente da seccional e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, apresentou a Undime e destacou a necessidade do trabalho conjunto entre Estado e municípios. “A undime é a própria representação da educação municipalista. O regime de colaboração e o trabalho conjunto são importantes para a rede estadual de educação compreender as demandas e desafios existentes em cada município e região”, destacou Bernardes.

No encontro, as lideranças da Undime destacaram políticas públicas que devem ser aprimoradas para a ampliação da área, como o acesso e permanência de estudantes, a construção de novas creches para suprir demandas e falta de vagas, financiamento, alfabetização, formação e valorização docente e dos demais profissionais, ampliação de políticas pedagógicas, entre outros assuntos.
Feder, que é Secretário de Estado da Educação do Paraná e já atuou em São Paulo, disse que a gestão será participativa e que, sim, reforçará o regime de colaboração. “O trabalho precisa e deve ser conjunto. Junto à Undime, o propósito da gestão que chega é aprimorar a Educação de São Paulo e desenvolver ações que tragam resultados ao coletivo”, reforçou.

Nos próximos dias, a Undime São Paulo encaminhará contribuições a equipe de transição. O documento, em construção, apresentará demandas urgentes apresentadas pelos dirigentes que fazem parte do quadro administrativo da entidade.

A reunião teve a participação e colaboração de Luiz Miguel Garcia, presidente nacional da Undime (DME de Sud Mennucci-SP); Lélia Hartmann, vice-presidente das regionais da Grande São Paulo (DME de Francisco Morato-SP); Maria Thereza Cyrino, secretária de Coordenação Técnica (DME de Jacareí-SP); Angelita Ortolan, secretária de Articulação (DME de Cordeirópolis-SP); Denize Jacob, secretária de Finanças (DME de Brejo Alegre-SP); Silvana Souza, secretária de Comunicação (DME de Araçatuba-SP), Clelia Mara dos Santos, Conselheira Nacional de Representantes – CNR (DME de Araraquara-SP), e da equipe técnica e jurídica da Undime São Paulo.