Priscilla Maria Bonini Ribeiro

 

 
pagina1ok

COMPROMETIMENTO, UNIÃO E AMOR

Por muitos anos em nossa vida, idealizamos sonhos e construímos uma trajetória, sem ao menos imaginar o que iremos enfrentar de fato, caso esses sonhos tornem-se realidade. Não importa, quando idealizamos, os obstáculos que iremos enfrentar, pois nos sonhos eles são pequenos demais para a imensa vontade que temos em realizar o que queremos.

A magia dos sonhos nos enfeitiça, mas o caminho percorrido com a organização de metas e ações nos obriga a fincar os pés no chão e encarar, com muito profissionalismo, os obstáculos que encontramos no caminho

De qualquer modo, sempre temos um motivo maior que nos guia, sem que percebamos, a realizar tudo o que os nossos corações desejam com intensidade. Então, descobrimos que sonhos são realizáveis quando nos comprometemos com tudo àquilo que buscamos sem menosprezarmos ninguém e nenhum momento.

Minha vida e a educação foram se mesclando. Uma mistura de sonhos e decepções, de vontade e impossibilidades, de guerra e de paz, que me deu muito mais certeza e ânimo de que era realmente esse caminho que eu queria para mim.

A educação que faz as pessoas pensarem, crescerem e idealizarem caminhos, como aconteceu comigo, abrindo um novo horizonte na vida das pessoas e trazendo a realização de sonhos para o mundo das possibilidades. Creio que cada passo que damos em prol da educação tem de ser compartilhado para que nossas ações sejam sementes plantadas em solos férteis, que iremos regar pelo resto de nossas vidas.

Descobrimos, então, que o comprometi mento e a união são ingredientes fundamentais para vencermos os obstáculos, amenos em nossos sonhos e tão incompreensíveis em nossa realidade. A vida nos traz, todos os dias, um novo desafio e assim, traçamos as trajetórias para realinharmos o rumo, os sonhos, as realizações.

Quando a educação tomou conta definitivamente da minha vida, assumi o compromisso de lutar pelo direito que todos os cidadãos do mundo têm: educação de qualidade. A realidade de nosso País e as dificuldades de se realizar muito mais, por vezes, me frustra, mas jamais foi motivo de desistência. Entendo que desistir de lutar pela educação é deixar de lutar por nós mesmos, pois somos nós hoje que iremos delinear o futuro melhor que muitos poderão ter.

Educação… Um ideal que me conduziu a Secretária de Educação de Guarujá, onde tenho o prazer de contar com uma equipe de trabalho tão comprometi da com a educação quanto eu. Um ideal que me conduziu até a Undime-SP, onde tenho a satisfação de contar com pessoas que, assim como eu, amam a educação incondicionalmente.

O amor incondicional pela educação que moveu todos os Presidentes e associados da Undime-SP, que homenageamos nesta revistas comemorativa. O amor que continua unindo a todos nós por uma educação de qualidade e de valorização dos Profissionais de Educação, é a nossa maior conquista e vitória.

Hoje, sei que a minha vida longe da educação é impensável. Sei que o comprometimento e a união podem mudar a realidade educacional de nosso País se nos atentarmos que juntos somos muito, muito mais.

Quero agradecer o apoio dos todos os membros da diretoria executiva, conselheiros, representantes de nossa entidade, membros das comissões, avaliadores educacionais, representantes de Polos, equipe administrativa, aos parceiros, aos amigos e todas as pessoas que nos ajudaram a honrar o nosso compromisso e fortalecer ainda mais a Undime-SP.

Com comprometimento, união e amor, podem realizar a Educação de Qualidade que todos os brasileiros merecem ter. E isso, a história da Undime-SP, prova todos os dias.

Priscilla Maria Bonini Ribeiro
Março/2015


COMPROMETIMENTO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Em meio a tantas mudanças que estão ocorrendo na educação brasileira e em outras tantas que já sinalizam no horizonte educacional, estamos nós, Dirigentes Municipais de Educação no centro das atenções dos governos, dos profissionais de educação, enfim da sociedade, com metas a cumprir, regulamentação a atender e um imenso déficit de recursos humano e financeiro para administrarmos.

Quando nos tornamos o centro das atenções de forma tão evidente e vigorosa, precisamos entender que nem tudo depende apenas e exclusivamente de nós e, portanto, há necessidade de nos aproximarmos mais e mais, para que o debate de nosso cotidiano seja uma troca de experiência que irá resultar em auxilio a tantos outros colegas dirigentes.

Temos pela frente um árduo trabalho a realizar ao concentrarmos os nossos esforços para resolvermos problemas graves e urgentes, tais como, a diminuição dos repasses do FUNDEB, os constantes afastamentos de docentes das salas de aulas, a ampliação de vagas para a educação infantil, o ordenamento de ações para melhoria da qualidade de ensino etc., cabendo a nós a missão de incentivar ao comprometimento de todos, todos mesmo, que estão ligados à educação em cada município de nosso país.

A falta de comprometimento com a educação é muito mais grave do que a falta de recursos para geri-la. É um gerador de obstáculos, de resistência às mudanças necessárias e de retrocesso educacional; o comprometimento em prol da educação é a ferramenta fundamental para que a qualidade do ensino possa ser efetivada de modo eficaz.

Nesse processo é muito importante contarmos com o apoio de todos. Tenho colocado por várias vezes que é preciso a união de forças entre os entes federados – União, Estados e Municípios – com a participação do Tribunal de Contas, do judiciário e da sociedade, mantendo vivo o diálogo, no qual, juntos debateremos e realizaremos as alterações necessárias ao bom andamento da educação brasileira.

O novo Ministro da Educação, Cid Gomes, já declarou a importância da participação direta dos estados e municípios. Um sinal de esperança e de manutenção do diálogo com todos os setores interessados, direta ou indiretamente, com os problemas educacionais brasileiros. A preocupação do Ministro Gomes em defender maior integração entre estados e municípios, sinaliza que os estados precisam assumir a responsabilidade em conjunto com os municípios, dando-lhes o apoio desde a base, para a construção de um pacto de integração nacional.

A Presidente Dilma, por sua vez, em seu discurso de posse para o segundo mandato, declarou que o lema desta nova etapa de governo será “Brasil, pátria educadora”.

Um lema que convoca a todos ao comprometimento para melhorar o desempenho educacional do país que, de acordo com os indicadores nacionais e internacionais, está muito aquém do que poderia estar.

Alinhados aos mesmos propósitos e guiados pelo PNE, preocupa-nos, entretanto, as dificuldades que cada município terá para atingir metas, cumprir estratégias, ampliar a oferta de vagas e melhorar a infraestrutura, sem recursos humanos e financeiros suficientes para tanto.

Os investimentos na educação brasileira são muitos. Porém os gastos são maiores ainda.

Nós Dirigentes Municipais realizamos um verdadeiro malabarismo para equilibrar o orçamento. A conta não fecha e quem sai perdendo é a Educação, merecedora de maior cuidado na gerência administrativa e mais qualidade dentro da sala de aula.

As mudanças iniciadas e as que estão por vir precisam considerar que a melhoria na educação de uma nação reflete diretamente nos resultados das questões sociais que tanto afligem o Brasil: violência, desigualdade, saúde, economia, cidadania e corrupção.

Por isso o comprometimento de todos é essencial. Especialmente o da família, a base da educação moral de todos nós.

É preciso que a família se comprometa e participe mais ativamente da vida escolar de seus filhos e, assim, contribua para que nossa sociedade direcione esforços na construção de um Brasil que seja, realmente, uma pátria educadora, preocupada e comprometida com o seu próprio futuro.

Priscilla Maria Bonini Ribeiro
Janeiro-fevereiro/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>