VÍDEO EXPLICATIVO DO CAQI E CAQ

Fonte: Undime Nacional

Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançou, nesta semana, um vídeo explicativo sobre o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno Qualidade (CAQ). O roteiro é dinâmico, didático e fácil de ser compreendido. A história é contada a partir do personagem principal, Zeca Tonho, uma animação.

A Undime integra o comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e, no vídeo, recebe agradecimento especial da Campanha “por todo apoio na construção dessa conquista”. O material foi produzido com apoio do Instituto Natura e apoio institucional da Actionaid, Fondo Regional de la Sociedad Civil para la Educación (Fresce), Instituto C&A, Instituto Natura, Open Socity Foundations e Unicef.

O vídeo começa com a pergunta “Quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?”. A partir daí o roteiro faz uma breve contextualização histórica sobre o assunto. O CAQi e o CAQ traduzem em valores o quanto o Brasil precisa investir em educação no Brasil. O material conta com a participação especial do professor da Universidade de São Paulo (USP), José Marcelino de Rezende Pinto.

Clique aqui para acessar o vídeo.

Está na Lei!

De acordo com a Lei 13.005 de 2014, lei que institui o Plano Nacional de Educação, o CAQi deve ser implementado em todas as redes públicas municipais e estaduais até 2016 referenciado no conjunto de padrões mínimos estabelecidos na legislação educacional e cujo financiamento será calculado com base nos respectivos insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem e será progressivamente reajustado até a implementação plena do Custo Aluno Qualidade (CAQ).

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação desenvolveu também o portal do Custo Aluno Qualidade. Nele, além de informações sobre o CAQi e o CAQ, é possível calcular o valor do CAQi por meio do simulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>