UNDIME/SP e Plataforma Conviva realizaram oficinas sobre a ferramenta “Memorial de Gestão”

whatsapp-image-2016-09-21-at-21-45-26-1A UNDIME/SP em parceria com a Plataforma Conviva, realizou mais duas oficinas com o tema: “Memorial de Gestão”, ferramenta da Plataforma Conviva. Os eventos foram realizados nos dias 20 de setembro, no Hotel Resort das Araras, em Paraguaçu Paulista, e 29 de setembro, na Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro “Prof. Waldomiro May”, em Cruzeiro.

Tendo como público alvo os Dirigentes Municipais de Educação e Servidores Técnicos de Educação, os eventos, ao todo, contaram com a presença de 66 participantes, de 23 municípios: Assis, Bananal, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Cruzeiro, Cunha, Echaporã, Ibirarema, João Ramalho, Lagoinha, Lutécia, Maracaí, Paraguaçu Paulista, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Platina, Quatá, Queluz, Rancharia, Tarumã e Tremembé. A UNDIME/SP foi representada, em Paraguaçu Paulista, pela Professora Magali, Coordenadora do Consórcio de Municípios da região de Paraguaçu Paulista. Em Cruzeiro, a representante foi a Professora Sueli Henrique, Diretora do Setor de Articulação da Secretaria de Educação de Cruzeiro.

A capacitação foi realizada pela palestrante, articuladora e Responsável Técnica do Conviva Educação do Estado de São Paulo, Katia Padovan, que discorreu sobre a ferramenta “Memorial de Gestão” da Plataforma Conviva. Essa ferramenta tem como objetivo o registro dos avanços e da situação das Secretarias de Educação em relação às diferentes áreas de gestão. Segundo a palestrante, “a utilização da ferramenta Memorial de Gestão proporciona a organização de informações importantes para as Secretarias de Educação, permitindo o conhecimento, por parte da população, do trabalho desenvolvido e das conquistas alcançadas pelos gestores”.

A Plataforma Conviva é fruto de uma parceria entre a UNDIME e Institutos e Fundações, e foi elaborada com o intuito de apoiar e oferecer aos Dirigentes Municipais de Educação, informações e ferramentas que fortaleçam os processos de gestão das secretarias de educação e das redes de ensino. Com a melhoria dos processos de gestão nas diferentes áreas de uma secretaria, os Dirigentes e as Equipes Técnicas terão mais tempo para a gestão pedagógica, fortalecendo o ensino e a aprendizagem nas unidades escolares. A Plataforma Conviva também contribui para a organização administrativa, pedagógica e de controle, uma vez que, dessa forma, as secretarias podem ter mais tempo e acesso a informações necessárias para captar, participar e prestar contas em programas e projetos que tragam recursos financeiros para o município.

A transição entre duas gestões nas secretarias de educação também é beneficiada através do uso correto da ferramenta Memorial de Gestão. A UNDIME/SP acredita que esta transição deve ser baseada totalmente no compromisso com a qualidade da Educação. Sendo assim, deve ser feita de maneira transparente. Como parte desse processo, o registro das ações e dos resultados alcançados é de grande importância para a organização e o planejamento da próxima gestão. Com a utilização dessa ferramenta, a UNDIME/SP e o Conviva pretendem que o processo de transição seja harmônico, democrático e transparente.

whatsapp-image-2016-09-30-at-18-26-48