UNDIME-SP realizou o I Seminário de Gestão Financeira da Educação do Extremo Noroeste Paulista em Pereira Barreto

10A UNDIME-SP realizou no dia 13 de maio, na Estância Turística de Pereira Barreto um importante evento sobre a administração pública, o I Seminário de Gestão Financeira da Educação do Extremo Noroeste Paulista. O evento foi realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto.

O evento foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. No seminário, estiveram presentes a Presidente da UNDIME-SP, Vice-Prefeita de Pereira Barreto e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, o Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, os técnicos do TCE-SP, Francisco Leite Barbosa e Cléber Ignácio da Silva, o advogado Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, especialista em gestão educacional e um dos palestrantes, e representantes do grupo “Somos Educação”, Márcio Celestino e Henrique Hanna.

Ao todo, o evento contou com a presença de mais de mais de 100 pessoas, oriundas de 30 cidades da região do Extremo Noroeste Paulista: Andradina, Auriflama, Bilac, Braúna, Castilho, Clementina, Cosmorama, Dolcinópolis, Gastão Vidigal, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Jales, Lavínia, Marapoama, Mirandópolis, Monções, Muritinga do Sul, Nova Independência, Paranapuã, Paulo de Faria, Pereira Barreto, Pontalinda, Rubiácea, Rubinéia, Santa Clara D´OEste, Santa Rita D`Oeste, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio do Aracanguá, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Valparaíso e Votuporanga.

28Os técnicos do TCE-SP explanaram sobre a aplicação dos Recursos Financeiros da Educação e Apresentação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, O IEGM reúne dados dos municípios nos setores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidade e Tecnologia da Informação.

O advogado Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, especialista em gestão educacional, fez orientações jurídicas de prestação de contas e outras orientações sobre procedimentos administrativos da Gestão da Educação.

Após cada palestra foi aberto um espaço para que os presentes pudessem formular perguntas que foram respondidas pelos palestrantes.

A Presidente da UNDIME, Marialba Carneiro ressaltou a importância do evento: “esse primeiro seminário é muito importante para ouvirmos as orientações dos profissionais do TCE-SP e do Dr. José Sílvio Graboski, pois com tais orientações poderemos, de fato, construir planos sólidos para a gestão educacional dos municípios. É uma colaboração muito importante para termos um grande conhecimento sobre nossas contas em relação à Educação e mostrarmos transparência para a população” destacou a presidente.

nishiyama 027

23

39

25