Undime-SP realizou capacitação sobre educação na Primeira Infância na cidade de Santos/SP

capcacitacao_santosA UNDIME-SP realizou, na última segunda feira, 26 de setembro, em parceria com a Avaliar+ e Faculdade São Braz de Curitiba, mais uma capacitação com o tema: “Primeira Infância: caminhos a serem percorridos para educar a geração mais importante”. O evento foi realizado no Teatro Guarany de Santos, e contou com a presença de 161 participantes, representando 11 diferentes municípios, sendo eles: Bertioga, Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Paranapanema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Vicente. A capacitação teve como participantes os DMEs, Supervisores, Diretores, Professores e Técnicos.

Representando a UNDIME-SP, a Prof. Venúzia Fernandes – Secretária Municipal de Educação de Santos iniciou a Capacitação agradecendo a presença de todos os participantes e ressaltou a importância da palestra: “A educação durante a primeira infância é algo extremamente importante. Estudos mostram que investimentos nessa área afetam diretamente e positivamente o desenvolvimento da criança no presente e, principalmente, no futuro. Com a realização desse evento, a UNDIME-SP mostra, mais uma vez, sua preocupação na capacitação dos profissionais de educação, contribuindo com a formação de futuros cidadãos” destacou.

Em seguida, os participantes do evento foram agraciados com a apresentação do grupo de Coral Cênico Tanto Canto, com o espetáculo “Mil Tons Gerais”, sob a direção da Maestrina Iva Passos.

A palestra foi ministrada pela especialista em Educação Infantil, Prof. Regina Shudo, que discorreu sobre temas como a importância das Políticas Públicas durante o período da Primeira Infância, o Marco Legal da Infância, a relação entre escola e família, e as práticas educacionais. Foi lembrado que a brincadeira é o início de um longo percurso que resulta na formação de cidadãos conscientes, participativos, éticos e justos. A palestrante também enfatizou a importância da ciência dos pais de que brincar na escola é uma atividade fundamental, sendo necessário e urgente superar a dicotomia entre brincar e estudar, uma vez que, na infância, é por meio da brincadeira que a criança desenvolve o aprendizado, constrói relações, interage com outras crianças e com adultos, descobre o mundo, cria e recria. No fim da palestra, foram apresentadas e realizadas algumas práticas lúdicas.

Foto: SME – Santos

capcacitacao_santos02

capcacitacao_santos01

capcacitacao_santos04

capcacitacao_santos03