UNDIME-SP REALIZA O PRIMEIRO E UM DOS MAIORES FÓRUNS ESTADUAIS DA UNDIME EM 2019

A regional de São Paulo da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime-SP, realiza o primeiro e um dos maiores eventos da entidade no país – 29.º Fórum Estadual da Undime São Paulo, de 11 a 13 de março, em Atibaia, município a cerca de 70 quilômetros da capital. A solenidade de abertura está marcada para às 9h45, da próxima segunda-feira (11), com as presenças do Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, do Presidente da Undime Nacional e dirigente municipal de Alto Santo, Ceará, Aléssio Costa, do Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, Leandro Damy, além de representantes do Ministério da Educação.

O Fórum é destinado aos secretários ou diretores municipais de Educação no Estado, e educadores em geral, entretanto, como serão realizadas oficinas e atendimentos individualizados aos municípios por órgãos do governo e parceiros institucionais, a regional paulista recomendou tradicionalmente que os dirigentes inscrevessem também coordenadores e técnicos das secretarias ou departamentos locais para participarem do Fórum. De acordo com o presidente da Undime São Paulo e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, “essa é uma forma de capacitar os servidores de carreira, além de investir nesses profissionais”.

A 29.ª edição do Fórum da Undime SP conta com uma comissão organizadora formada por cinco dirigentes municipais de Educação. A expectativa da comissão é de que sejam “três dias de intensa programação com palestras, debates e mesas redondas para discutirmos temas e estratégias que permitam sonhar com a tão desejada por todos nós: Educação Pública de Qualidade, adotando estratégias e metodologias de planejamento para atingir nosso sonho e deixarmos, com gestores, um legado positivo em cada um de nossos municípios”.

Mobilização – Com o objetivo de mobilizar uma ampla participação no 29.º Fórum Estadual, o presidente Luiz Miguel Garcia liderou a 3.ª edição do Giro São Paulo, realizando 14 reuniões, uma em cada macrorregião da Undime, no Estado. Durante essa atividade, com o tema “Fortalecendo a Gestão Educacional”, compartilhou informes sobre ações com parceiros e programas em regime de colaboração com os Governos Federal e Estadual; falou sobre a elaboração do Plano de Trabalho 2019: levantamento de necessidades e construção de metas e projetos de ação, incluindo outras pautas para o fortalecimento da gestão educacional dos municípios.

Durante o Giro, a entidade promoveu formação pedagógica com a temática “O Currículo Paulista e a Revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP): compreender para intervir”, sob mediação da professora Maria Regina Passos Pereira, membro do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista e Coordenadora de Redação do Currículo da Educação Infantil.

Para Luiz Miguel Garcia, o Giro SP configurou em um momento especial para o diálogo em todos os polos e para todos os municípios. “É a Undime saindo em todo o Estado, de ponta a ponta, levando informações atualizadas e favorecendo a ampliação do regime de colaboração com os municípios”, ressalta o presidente da seccional paulista e secretário de Sud Mennucci.

Nova Direção – No último dia da realização do 29.º Fórum, conforme o estatuto da Undime, a regional deverá eleger a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral, bem como os respectivos suplentes para o biênio 2019-2021.

O evento, em Atibaia, terá início às 9h45, de segunda-feira (11), com o encerramento previsto para às 13h30 de quarta-feira (13). A programação já foi definida e pode ser vista aqui:


Download da Programação (PDF)