UNDIME-SP REALIZA FORMAÇÃO TÉCNICA COM OS AVALIADORES EDUCACIONAIS

IMG_1314

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realizou na última sexta-feira, 24 de março, na sede da UNDIME-SP, em São Paulo, uma reunião com a Rede de Apoio Técnico ao Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação.

A reunião com os Avaliadores Técnicos foi ministrada pela Coordenadora Marilena Malvezzi, e pelas Supervisoras Beatriz Cordero e Laudina Salomão, ambas da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo, e teve o objetivo de auxiliar e prestar apoio técnico para a elaboração, monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação, por meio do trabalho articulado entre o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação e UNDIME.

Além da participação dos Avaliadores Técnicos do PME, participaram da reunião o Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia; Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci e Presidente da UNDIME-SP, a Profa. Marialba Carneiro, Presidente da UNDIME-SP no biênio de 2015 e 2016 e Supervisora Estadual de Ensino (DE, de Andradina-SP), Márcia Aparecida Bernardes; DME de Atibaia e Vice-Presidente da UNDIME-SP Regionais/Interior, Celso Fernando Iversen; DME de Porto Feliz e Secretário de Assuntos Jurídicos, Jovana Leite de Oliveira Dognani, DME de Fartura e membro do Conselho Fiscal e Flávia Cristiane Gonçalves Rezende, DME de Fernandópolis e Vogal.

Na oportunidade, Marilena Malvezzi explanou sobre as atribuições dos avaliadores técnicos e dos avaliadores (coordenadores e supervisores); apresentou uma retrospectiva do trabalho da Rede de Assistência Técnica (2014 – 2016); discorreu sobre o cronograma de agenda prevista para 2017, no qual haverá reuniões de planejamento mensais para o diagnóstico das informações relativas aos Planos de Educação dos municípios e dos estados e formações das Comissões Coordenadoras e Equipes Técnicas.

Em sua fala, a Profa. Marialba Carneiro, ex-Presidente da Diretoria Executiva da UNDIME-SP,  pronunciou sobre a importância da sensibilização e apoio das entidades públicas aos Dirigentes Municipais de Educação. “Através dos vários levantamentos realizados, temos um cenário onde 80% dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo são novos e encontraram no início da gestão um contexto educacional com grandes desafios. Esses desafios, apoiados junto à UNDIME, MEC e Secretaria Estadual de Educação, serão facilitados através dos amplos diálogos, disse. A professora falou ainda que a decisão de reelaboração do Plano é de autonomia do município e que as cidades têm a necessidade de buscar o cumprimento das Metas estabelecidas.

IMG_1265O Prof. Dr. Luiz Miguel fez um discurso de boas-vindas aos presentes e evidenciou a magnitude de um trabalho coletivo e em sincronia entre ambos os DMEs. “Nós temos na UNDIME uma cultura de trabalho que é muito forte: o trabalho através do consenso e o processo de trabalho pelo avanço, respeitando todo o ofício desenvolvido, de cultura acumulada e de conhecimento acumulado, onde temos grande apreço àqueles que foram secretários na gestão passada, no qual não queremos perder o contato, pois tem muito que agregar. Atingimos até o 27° Fórum a marca de 402 municípios associados, com um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior, que nós faz refletir sobre a necessidade de informação que os dirigentes possuem, onde falamos de mais de 70% de renovação das gestões educacionais, finalizou o prof.