UNDIME-SP promoveu oficina sobre o novo PAR em São Manuel

par_saomanuelO município de São Manuel recebeu uma oficina sobre o novo PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019. A oficina, promovida pela UNDIME-SP, foi realizada na última terça-feira (5) na EMEI “Dona Leonor Mendes de Barros”. O encontro foi voltado principalmente para dirigentes municipais de Educação e técnicos das secretarias municipais de educação.

A UNDIME-SP esteve representada pelo Diretor Municipal de Educação de São Manuel e representante do polo regional de Botucatu, Luciano Rogério Destro Giacóia. Luciano abriu o encontro e destacou o papel da UNDIME-SP como grande parceira dos municípios na organização das oficinas do PAR e enfatizou a Plataforma Conviva, um ambiente virtual totalmente gratuito que apoia a gestão das secretarias municipais de educação contribuindo para a aprendizagem dos alunos, em especial, a elaboração do Memorial de Gestão, instrumento de extrema relevância que garante a transparência, organiza o legado realizado pelos dirigentes municipais atuais e estrutura o planejamento para gestores novos.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação e oferecer suporte técnico para a realização do diagnóstico e melhor elaboração do planejamento das políticas educacionais e implementação nos municípios.

As palestrantes Flávia Motta Bernache e Fabiana Paula Barbosa, do grupo Direttrix, abordaram os seguintes temas na oficina:

– Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação”: – Diretrizes do plano; Diretriz XXVIII;

– Plano de Ações Articuladas – PAR 2011/2014: – SIMEC; Plano de Ações Articuladas – PAR 2011/2014; Resultados obtidos;

– Plano de Ações Articuladas – PAR 2016/2019: – Proposta; Importância; Inovações; Apresentação do SIMEC (PARTE I);

– Plano de Ações Articuladas – PAR 2016/2019: – Apresentação do SIMEC (PARTE II); Diagnóstico; PDDE Interativo; Operacionalização do SIMEC;

–  Elaboração do Plano de Ações Articuladas Municipal: – Levantamento de dados municipal; Direcionamento dos trabalhos; Etapas seguintes; Espaço para dúvidas.

Os participantes acharam esse tipo de formação muito importante para que todos possam ter a orientação correta sobre o preenchimento deste Plano tão importante para as Diretorias Municipais da Educação dos municípios e sugeriram novos encontros, principalmente para o trabalho sobre a parte do diagnóstico.

Ao todo, o evento contou com representantes de dezesseis municípios paulistas: Águas de São Pedro, Agudos, Balbinos, Barra Bonita, Botucatu, Espírito Santo do Turvo, Getulina, Guaraci, Iacanga, Itaí, Itatinga, Pardinho, Pederneiras, Pratânia, Santa Maria da Serra e São Manuel.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Fotos: SME – São Manuel

par_saomanuel_01