UNDIME-SP promoveu formação dos Avaliadores Educacionais no último dia 29

2907A UNDIME-SP realizou no último dia 29 de julho, uma formação dos Avaliadores Educacionais da Rede de Assistência Técnica para o monitoramento e avaliação dos Planos de Municipais de Educação.

O evento foi realizado na sede da UNDIME-SP, e contou com as ilustres presenças da Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, da representante da Secretaria Estadual de Educação, Marilena, e da representante do MEC, Roberval Ângelo Furtado.

A formação foi voltada para Avaliadores Educacionais e para os profissionais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Ao todo, representantes de dezessete municípios paulistas participaram do evento: Pereira Barreto, Boituva, Campinas, Capela do Alto, Fartura, Guará, Indaiatuba, Itapeva, Itapira, Pirapozinho, Rubiácea, São João da Boa Vista, Sud Mennucci, Tabapuã, Taquarituba, Tarumã e Votuporanga.

A Rede tem como objetivo prestar assistência técnica às comissões coordenadoras e às equipes técnicas responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos planos de educação nos estados, no Distrito Federal e nos munícipios, com base nas orientações e documentos emanados da SASE/MEC e pactuadas com o CONSED e com a UNDIME-SP.

A Rede de Assistência Técnica é composta por Avaliadores Educacionais (AE) e cada ente federativo conta com um coordenador estadual, um supervisor e técnicos, conforme o número de municípios do seu território, sendo em média 30 por técnico.

Já o Plano Municipal de Educação é construído após amplo debate com a sociedade e tem o objetivo de se constituir como um forte instrumento pela melhoria da qualidade da educação, pelo fim da evasão e de formas de exclusão de crianças, jovens e adultos dos diversos sistemas de ensino, pelo fim do analfabetismo e pela construção de uma gestão cada vez mais democrática na Educação no estado de São Paulo.

O PME tem vigência de 10 anos, contados a partir da data de publicação da lei, e estabelece 13 metas e 14 diretrizes que devem orientar o Executivo no planejamento da Educação em todo o estado. Após quatro anos de vigência do PME, a Secretaria Municipal de Educação publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas.

Para a Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, é fundamental que todas as ideias sejam muito bem pautadas para a construção dos PME: “saber organizar ideias, reunir uma equipe que consiga organizar um trabalho, que norteie o planejamento educacional dos próximos anos, é fundamental para que os Planos Municipais de Educação saiam prontos e estruturados para garantir o futuro das nossas crianças. Essa é a importância também da Rede de Assistência Técnica, sem ela é impossível garantir a qualidade da educação pública, coordenando e orientando os responsáveis pela elaboração dos planos. Os avaliadores educacionais se tornam primordiais para garantir que toda a estrutura funcione adequadamente e consiga, de fato, atender todas as demandas educacionais” salientou a presidente.

2907_01