UNDIME-SP participa de evento de Premiação da 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

premiacaoFoi realizada, no dia 13 de dezembro de 2016, a premiação da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A cerimônia foi realizada na cidade de São Paulo – SP, e foi realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). A Secretária da UNDIME-SP, Ana Beatris A. Dias esteve presente representando a UNDIME-SP e a UNDIME Nacional.

Nesse evento, foram premiados 20 alunos e professores, sendo cinco premiados em cada uma das categorias de texto: Poema, Memórias literárias, Crônicas e Artigo de Opinião. Os alunos e professores finalistas (38 por categoria de inscrição) foram selecionados na Etapa Regional, realizada entre os dias 25 de outubro e 24 de novembro nas cidades de Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Segundo a Sra. Maria Aliec Setubal, presidente da CENPEC, “É muito bom sentir os estudantes ligados nas questões da sociedade contemporânea, nos temas sociais e de suas comunidades. Isso foi percebido fortemente nos textos e nas oficinas realizadas. Essa conexão é fundamental. Queremos que, através da Educação, possamos formar cidadãos participantes ativos da vida social e dos debates em suas comunidades. Foi maravilhoso ter estado aqui hoje, ter lido os textos finalistas e ter visto a qualidade da educação pública e a potência das escolas. Alunos, pais, professores, diretores, todos estão de parabéns.”

A Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos realizado para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema escolhido na edição desse ano foi “O lugar onde vivo”. O intuito na escolha desse tema foi propiciar a produção de textos que possibilitem aos alunos estreitarem vínculos com suas comunidades e aprofundarem o conhecimento sobre a realizada, contribuido para o desenvolvimento da cidadania.