UNDIME SÃO PAULO REALIZA SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 1000 PESSOAS, EM SÃO PAULO


Com o tema: “Regime de Colaboração na Gestão da Educação Pública” a Undime São Paulo realizou no último dia 31 de janeiro, na UniNOVE, em São Paulo-SP, o Seminário de Planejamento e Gestão Educacional 2018. O evento, que contou com a participação de mais de 1.000 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação, Dirigentes Regionais de Ensino, da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, técnicos educacionais e assessores das secretarias municipais, aconteceu o dia todo e teve uma programação repleta de atividades e plantão de atendimento com as equipes do FNDE/FDE e Conviva Educação.

A mesa de abertura “Regime de Colaboração Intergovernamental” teve a presença do Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Nalini, do Diretor da Secretaria Executiva do MEC, Hector Luis Passini, da Secretária-adjunta de Educação do Estado de São Paulo , Cleide Bauab Bochixio, da Diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação Básica, Silvia de Araujo Donnini, do Diretor do FNDE, Leandro Damy, do Diretor Substituto da Sase/MEC, Roberval Angelo Furtado, do Presidente da Undime-ES e Região Sudeste, Vilmar Lugão de Brito, que representou o Presidente da Undime, Prof. Aléssio Costa Lima, do Diretor de Formação de Professores do MEC, Carlos Lenuzza, e da Presidente de honra da Undime-SP, Marialba Carneiro.

Em sua fala de boas-vindas, o Presidente da Undime São Paulo falou da presença maciça dos dirigentes municipais de educação paulistas e suas equipes técnicas e do apoio dos entes federados que estão, constantemente, unindo forças para alavancar a educação pública. “Nós, enquanto dirigentes municipais de educação precisamos ter uma clareza de nossas responsabilidades. Quando falamos de regime de colaboração ‘união, estados e municípios’ temos que entender que essa é uma relação horizontal e  ampla, que nos oportuniza inúmeros possibilidades e diálogos. Precisamos avançar no sentido do trabalho conjunto, precisamos e devemos avançar cada vez mais, unindo forças podemos alavancar a qualidade do ensino das nossas redes, disse o presidente.

Posteriormente, o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Nalini, discursou sobre o feedback constante e a relação de apoio entre a SEE e Undime-SP, “todos nós precisamos devotar o nosso maior carinho e cuidado às crianças, por isso estamos aqui. Juntos, podemos somar esforços e racionalizar para gerir melhor. O Secretário de Educação do Estado ressaltou, ainda, a presença dos dirigentes regionais de ensino do estado e coordenadores que marcaram presença no evento. “Nós precisamos chamar a sociedade toda para participar das discussões da educação. Que todos aqui possam ampliar e propagar as inúmeras ações que realizamos, ressaltou ainda.

Na ocasião, o presidente da Undime Região Sudeste ressaltou a importância da Undime e dos dirigentes municipais de educação se envolverem no processo de colaboração, condição que está posta na Constituição Federal há 30 anos. Para Vilmar, o regime de colaboração não é uma opção e sim uma condição para que a educação se efetive com qualidade e equidade. “É preciso que pessoas plantem e outras reguem para que possamos colher os frutos de uma educação de qualidade“, afirmou ele.

Na oportunidade, a ex-presidente da Undime São Paulo, Marialba Carneiro, disse que sente-se saudosa por fazer parte da história da seccional paulista. “Uma vez Undime sempre Undime. Continuaremos juntos construindo políticas públicas educacionais com o objetivo de avançarmos sempre mais. Alfabetizar é preciso. Cuidar das nossas crianças é mais que preciso e necessitaremos de todos, em regime de colaboração e de parceria, para que nossos alunos aprendam com qualidade e primazia, finalizou.

Paralelamente foram realizadas oficinas técnicas sobre o Plano de Ações Articulação (PAR), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), prestação de contas dos programas MEC, Mais Alfabetização, Novo Mais Educação, Plataforma Freire, Plataforma Integrada, organização para a Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Regimento Interno Escolar, Plano de Carreira, organização dos Sistemas Municipais de Ensino e gestão da educação.

No período da tarde, os participantes escritos acompanharam as discussões da Mesa de Debates: Regime de Colaboração Institucional. O debate teve a participação do Presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Garcia (DME de Sud Mennucci), da Coordenadora de Implementação de Projetos da Fundação Itaú Social, Sonia Dias, da Gestora do Conviva Educação e representante do Instituto Natura, Anita Gea Martinez Stefani, da Diretora da Fundação SM, Maria do Pilar Lacerda, da Gerente de Projetos da Fundação Lemann, Daniela Calderinha, da Gerente Executiva da área de Desenvolvimento de Soluções, do IAS, Simone André, da Gestora de Programa de Articulação com Políticas Públicas da Fundação Telefônica, Rosane Santiago, além dos membros da Diretoria Executiva da Undime São Paulo presentes na eventualidade.

Galeria de Fotos      Material das Palestras